Arganil une-se por um Rally Mais Sustentável

Se na estrada são os pilotos quem controlam, fora dela o comando fica por conta de cada um de nós. E é por um rally mais amigo do ambiente e sustentável que Arganil se une no próximo mês de maio, levando a cabo uma série de iniciativas que se propõem a minimizar o impacto ambiental da passagem do Vodafone Rally de Portugal pelo concelho, no dia 31.

À “boleia” da proatividade e da forte consciencialização ambiental das entidades da região e das associações do concelho de Arganil, o Município e o ACP – Automóvel Clube de Arganil, organizador da prova, conduzem três louváveis ações que, a três velocidades, apelam à redução da quantidade de resíduos, incentivam à reciclagem e promovem a limpeza das zonas espetáculo do troço. Sem esquecer a componente solidária.

1. Na sensibilização e na luta contra o plástico, em parceria com a Universidade de Coimbra e Associação Académica de Coimbra. Durante o dia da prova, os jovens voluntários empenham-se na sensibilização do público para a importância da recolha seletiva dos resíduos e prevenção de incêndios. Como? Distribuindo sacos para a recolha separativa de resíduos e substituindo-os sempre que necessário. De forma a reduzir o consumo de plástico, este programa de voluntariado prevê também a venda de copos reutilizáveis pelos bares/quiosques concessionados instalados nas Zonas Espetáculo.

2. Reciclar é Ajudar, em parceria com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro. Ao longo do troço, em especial nas zonas destinadas ao público, vão estar instalados ecopontos para separação de plástico e metal (amarelo), vidro (verde), papel e cartão (azul). Após a prova, os resíduos recolhidos serão pesados e convertidos num valor monetário, que vai reverter para a APPACDM – Unidade de Arganil.

3. Limpar quando tudo passar, em parceria com a Associação Juvenil CUME, com os escuteiros e outras associações do concelho. Vai realizar-se uma campanha de limpeza nas zonas de espetáculo (Trash Tag Açor), no dia seguinte à passagem do Rally pelo concelho, 1 de junho. Esta ação insere-se também nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, assinalado no dia 5 de junho.

Contamos com todos, num concelho onde todos contam!