As águas das praias de Secarias e Piódão têm “Qualidade de Ouro”

Depois das praias de Piódão, Secarias (Cascalheira) e Coja terem sido reconhecidas com a atribuição de Bandeira Azul pela ABAE, a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, veio agora reconhecer a qualidade de excelência da água das praias de Piódão e Secarias, atribuindo-lhes o galardão “Qualidade de Ouro” para a época balnear 2020.

A atribuição desta classificação obedece a um conjunto de critérios de avaliação da água balnear, nomeadamente, ter tido classificação “Excelente” nas últimas cinco épocas balneares, e não ter registado qualquer tipo de episódio de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou interdição no último ano, o que se verificou no caso das praias de Secarias e Piódão.

Desde 2015 que a qualidade superior das águas destas duas praias fluviais tem vindo a ser reconhecida pela QUERCUS, sendo este o quinto ano em que Secarias recebe este galardão e o terceiro ano que a praia do Piódão é distinguida.

O reconhecimento da qualidade dos recursos naturais do concelho e a excelência das suas águas distinguidas ano após ano, apenas reforçam que as praias fluviais do concelho de Arganil são lugares de eleição, seguros e de pura comunhão com a natureza.