As Janeiras vão ser cantadas em Arganil pela voz do Fado

Nos dias 15 e 16 de janeiro de 2022, as Tocatas do Grupo Folclórico da Região de Arganil, Rancho Folclórico Flores do Casal de São João e Tunas Popular de Arganil e Cantares de Côja, vão cantar as Janeiras, alto e bom som, enquanto desfilam pelas ruas de Benfeita, Cepos, Pomares e Pombeiro da Beira.

Trata-se de uma ação inserida no âmbito da Programação Cultural em Rede, do Projeto intermunicipal, “À Beira do Fado”. Uma programação dinâmica, que alia a tradição à contemporaneidade e na qual se valoriza o território, considerando o papel de destaque dos agentes, grupos e associações culturais locais.

Cada uma destas formações acompanhadas por dois guitarristas, atuam na respetiva sede de freguesia, partindo a Tocata do Grupo Folclórico da Região de Arganil, no dia 15 de janeiro, às 14,30 horas rumo à localidade de Benfeita, onde permanecerá até às 15h30. Posteriormente, das17hh00 às 18h00, em Pombeiro da Beira, podemos assistir à atuação da Tuna Cantares de Côja.

O mesmo acontece no dia 16 de janeiro, onde podemos assistir às 14h30, em Pomares, à atuação da Tuna Popular de Arganil. Cerca das 17h00, nos Cepos temos a participação da Tocata do Rancho Folclórico Flores do Casal de São João.

Esta tradição da época natalícia vai espalhar a música e a boa disposição por várias freguesias do concelho embora este ano, decorra mais tarde face ao conjunto de medidas preventivas decretadas pelo Governo, que visam conter o crescimento da pandemia.