“De Roma a Portugal: do Império ao Reino”: Livro e roteiros da Região de Coimbra, apresentados no Convento de São Francisco

• Livro e roteiros “De Roma a Portugal: do Império ao Reino”

• Apresentação de livro e roteiros “De Roma a Portugal: do Império ao Reino” no Convento de São Francisco em Coimbra

• WhatsApp Image 2021-12-14 at 12.14.12 (1)

• Vice-Presidente Paula Dinis e Presidente da Assembleia, António Cardoso

O Convento de S. Francisco em Coimbra foi no passado dia 13 de dezembro palco da apresentação do livro e roteiros culturais: “De Roma a Portugal: do Império ao Reino” concebido pela CIM Região de Coimbra. Estiveram presentes e, em representação do Município de Arganil, a sua Vice-Presidente, Paula Dinis e o Presidente da Assembleia Municipal, António Cardoso.

Coordenado por dois professores da FLUC, Pedro Carvalho, professor de Arqueologia, e Luísa Trindade, professora de História da Arte, a obra que retrata a história da região de Coimbra, entre os séculos II antes de Cristo e XIV, alcançando um território de 5.200 quilómetros quadrados e distribuída por 22 concelhos de quatro distritos, contou ainda com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de arqueólogos, historiadores, e técnicos de Turismo que, em estreita articulação com entidades locais, estudaram o património material e imaterial da Região de Coimbra.

A publicação que serviu ainda de mote para a criação de sete circuitos turísticos, integra o projeto da CIM Região de Coimbra cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, “De Roma a Portugal: uma viagem de 1500 anos pela Região de Coimbra”, está enquadrado num programa mais vasto designado “Da Romanização à Afirmação da Nacionalidade por Terras do Mondego” e visa dinamizar o património histórico-artístico de toda a região, promovendo em rede e de forma transversal, leituras sobre o território para diferentes públicos, tendo nele trabalhado em conjunto a CIM Região de Coimbra, a Universidade de Coimbra e a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.

De acordo com a Presidente da CIM Região de Coimbra, entidade promotora e financiadora do projeto, este estudo resultou de um “ encontro feliz entre a vontade política concertada à escala regional, a disponibilidade financeira, a excelência da investigação e da produção académica, a cooperação técnica municipal, a colaboração das entidades que tutelam o património no território e a amabilidade de todos os que, na qualidade de zeladores”.

O livro “De Roma a Portugal: do Império ao Reino” vai estar em breve disponível nas Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil, para consulta.