Beneficiação da Capela de São Pedro

A Câmara Municipal de Arganil deu início às obras de reabilitação e beneficiação na Capela de São Pedro, tendo em vista a conservação e a melhoria das condições estruturais daquele que é o mais antigo monumento do concelho e um dos edifícios religiosos mais icónicos da região.

Os trabalhos iniciais destinam-se à melhoria da estabilidade do imóvel, solucionando os problemas associados à infiltração de águas pelas coberturas, com colocação de revestimento adequado e revisão da estrutura de suporte.

Estão ainda previstas a estabilização das paredes e reparação de rebocos, de forma a corrigir os sinais de degradação, bem como trabalhos ao nível das caixilharias, com reabilitação das portas e dos vãos existentes, e a limpeza dos elementos de cantaria.

Esta intervenção na Capela de São Pedro, classificada como Monumento Nacional e datada dos finais do Século XIII, estende-se por 240 dias e resulta num investimento total de 127.778,27€, comparticipada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Os trabalhos contam com a supervisão da Câmara Municipal de Arganil e da Direção Regional da Cultura do Centro, entidade responsável pelo projeto de execução.

Atendendo ao elevado valor arqueológico e patrimonial do imóvel, a intervenção tem o acompanhamento permanente de um arqueólogo e prevê a preservação do traçado e das características originais, que tornam o monumento tão singular e tão procurado pelos inúmeros turistas que visitam regularmente Arganil.