Foto Todos

Cabeças voltadas para cima e olhos no céu para observar o cosmos na Aveleira

As cabeças voltaram-se para cima, na noite da passada sexta-feira, para apreciar o céu noturno da Aveleira, numa iniciativa do Município de Arganil à qual se deu o nome “Ver as Estrelas”.  A acompanhar a atividade e os participantes nesta expedição, esteve o especialista e astro fotógrafo Miguel Marques.

Ainda que, sob um céu algo nublado que não deixou observar tudo quanto se pretendia, foi possível colocar algumas questões e ficar a conhecer alguns fenómenos e curiosidades sobre o cosmos como, as Perseidas, chuvas de meteoros que se podem ver todos os anos em agosto; a raridade do fenómeno Lua Azul, observável na próxima noite de 30 de agosto e que acontece quando temos duas luas cheias no mesmo mês (depois desta voltará a acontecer apenas em 2037) e ainda, as vulgarmente designadas estrelas cadentes, que mais não são que corpos celestes que penetram a atmosfera terrestre e entram em combustão em virtude do atrito com elementos atmosféricos. Tudo isto observável a olho nu no céu do nosso território, quando as condições atmosféricas assim o permitem, dadas as caraterísticas de amplitude e ausência de poluição luminosa.

Quem não teve ainda a oportunidade de ver as estrelas e os fenómenos astronómicos com vista privilegiada para o céu, pode fazê-lo tomando as nossas sugestões, nos locais identificados como ideais para esta observação no concelho de Arganil, nomeadamente: Cepos e Teixeira; Cerdeira e Moura da Serra; Piódão; Pomares; Benfeita; Folques; Arganil; Celavisa; Vila Cova do Alva e Anseriz. A título informativo e, naquela que tem vindo a ser uma aposta contínua da autarquia no astro-turismo, vai poder fazer-nos companhia na observação do céu noturno novamente, no próximo dia 21 de outubro, após a caminhada pelo percurso GR 21.1, troço Posto de Vigia do Monte Redondo – Porto Castanheiro, ao abrigo da iniciativa VisitArganil. As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas aqui.

Estes e outros lugares com Certificação Internacional “Destino Turístico Starlight” distribuem-se por 14 municípios e 33 freguesias da Região de Coimbra e estão plasmados no projeto Dark Sky Aldeias do Xisto, que disponibiliza para o efeito, um Roteiro de locais de Observação.

E porque diz o chavão, “imagens valem mais do que mil palavras” deixamos-lhe o vídeo “A um palmo do céu”, que identifica a região enquanto local privilegiado para passar uma noite no silêncio dos sons da natureza, coberto por um manto de estrelas e, sem tirar os pés do chão, partir à descoberta de um universo distante. Fica o convite!

Vídeo A um palmo do céu

Foto Todos

Dra Paula 4 Min

Dra Paula 2 Min

Observação das Estrelas com o astro  fotógrafo Miguel Marques