19

Canário da Mina II: Projeto desenvolvido pela Universidade Harvard apresenta propostas de aproveitamento de água

O trabalho de campo desenvolvido no último mês na União de Freguesias Cepos e Teixeira pelas alunas Daniella Slowik e Sophia Glasser-Kerr da Universidade de Harvard [EUA], sob orientação de Sílvia Benedito, arquiteta paisagista e professora na Graduate School of Design, culminou numa sessão pública destinada à comunidade, no Largo da Aldeia e, numa instalação concretizada no Lavadouro dos Cepos, onde foram apresentadas as conclusões e propostas dos estudos levados a cabo.

Com o objetivo de implementar projetos replicáveis noutros territórios e que passam por utilizar infraestruturas que atualmente estão quase ao abandono nas aldeias, como é o caso das fontes e lavadouros públicos, porém, com novos objetivos. Nos Cepos a equipa focou-se num lavadouro que poderá ser aproveitado para outras funções ecológicas diferentes daquela que teve no passado, contemplando ainda intervenções em levadas de água e nos terrenos em socalcos.

Para unir solo e água enquanto elementos fundamentais para a adaptação às alterações climáticas e para a identidade da paisagem tradicional, o projeto propõe instalar processos de filtragem de água à base de plantas que evitem o seu desperdício e permita a sua reutilização. Desenvolvido em cascata começa na identificação da origem da captação, a refuncionalização dos lavadouros para melhorar a qualidade da água, a sua canalização para pontos mais baixos e a construção de outros reservatórios para rega ou combate a fogos.

O trabalho desenvolvido traz uma nova visão relativamente a equipamentos preexistentes com mudanças práticas, mais valias para este território, augurando que estes possam no futuro ser também um espaço de educação ambiental.

Esta parceria entre o Município de Arganil, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Universidade de Harvard, através da Professora Sílvia Benedito, iniciou em 2018 com o objetivo de desenvolver soluções que aumentem a resiliência da paisagem no território e nas várias aldeias afetadas pelo fogo, juntando-se desta vez, a União das Freguesias de Cepos e Teixeira e a Investigadora Sílvia Martins.

8

1