Cadastro Predial Simplificado – Abertura do Balcão Único do Prédio em Arganil

O Balcão Único do Prédio, também conhecido por BUPi, vai entrar em funcionamento no concelho de Arganil a partir do dia 17 de maio de 2021, no âmbito da expansão a todo o território nacional da política de cadastro predial. Este serviço tem como objetivo possibilitar aos cidadãos a identificação e registo, gratuito e de forma voluntária, dos terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.

O serviço de atendimento de Arganil vai estar localizado no Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil (CETA) na Avenida Irmãos Duarte, junto ao largo da feira semanal. Neste balcão, os munícipes podem registar sem qualquer custo associado os seus prédios, necessitando para isso da localização e limites das suas propriedades e munir-se dos registos que comprovam a sua titularidade ou poderes de representação para o efeito.

Devido à situação atual provocada pela Covid-19, o atendimento deverá ser efetuado sob marcação prévia, através do número de telefone 235 200 150 ou do e-mail bupi@cm-arganil.pt.

Este novo serviço está também desde já disponível online, através do endereço: https://bupi.gov.pt.

A abertura do BUPi em Arganil e de outros 16 balcões municipais está integrada no projeto de Cadastro Predial Rústico da CIM-RC, apresentado dia 29 de abril numa cerimónia pública em Mortágua e, resulta de uma candidatura apresentada pela CIM-RC ao Programa Operacional Regional Centro 2020, contando com um investimento global superior a três milhões de euros.