“Ser Cesteiro” mostra de cestaria comemora o Dia Internacional dos Museus

O Município de Arganil celebra o Dia Internacional dos Museus através de uma mostra etnográfica intitulada “Ser Cesteiro”, no próximo dia 18 de maio, dia em que se comemora a efeméride, patente no Núcleo Museológico de Etnografia até ao final de Junho.

Esta mostra vai ser apresentada pelo cesteiro do concelho Carlos Lopes, pelas 11h00 e dá conta de uma das tradições bem marcadas da região e representada nas profissões e ofícios antigos deste espaço.

Para além de ferramentas e materiais que estão por detrás deste ofício, vai ser também possível observar um vídeo explicativo de todo o processo de fabrico de um cesto e de uma canastra, que recorre ainda a técnicas originais e ancestrais e que têm vindo a passar de geração em geração na família.

Durante o dia 18 vão ainda ser realizadas duas visitas guiadas aos Núcleos Museológicos de Etnografia e Arqueologia, pelas 11h30 e as 16h30, mediante marcação prévia junto do Posto de Turismo de Arganil, através do 235 200 137 ou do e-mail: turismo.arganil@cm-arganil.pt.