Câmara de Arganil investe mais de 300 mil euros na melhoria do abastecimento de água

A melhoria da qualidade do sistema de abastecimento no concelho continua a merecer inteiro esforço e empenho por parte da Câmara Municipal de Arganil, que tem já em curso a empreitada de substituição e extensão de condutas de sistemas de abastecimento de águas e sistemas de drenagem de águas residuais. Com um prazo de execução de 121 dias, esta intervenção totaliza um investimento de 331.928,28 euros, totalmente suportado pelo Município de Arganil.

A empreitada abrange a União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz e a União de Freguesias de Côja e Barril do Alva e prevê três operações distintas. Uma delas contempla substituição da conduta adutora entre o cruzamento de Vila Cova do Alva/Barril do Alva (bifurcação da EM517-1 com a N342) e o reservatório de Côja. Destinada a evitar perdas de água e a melhorar a eficiência do serviço de abastecimento, esta nova conduta adutora tem aproximadamente 6.100 metros lineares de extensão.

Está, ainda, contemplada na empreitada a construção da rede de distribuição de águas em Vila Cova do Alva e a substituição e ampliação da rede de distribuição, a partir da Ponte de Côja até ao Moinho do Alva, numa extensão de 4.332 metros lineares; bem como a construção da rede de saneamento e a conduta elevatória desde o Moinho do Alva até à primeira caixa do coletor do Moinho de Côja.

Esta é uma intervenção que vem “complementar o investimento superior a 10 milhões de euros que está em curso no concelho e que se destina a renovar e a revolucionar o processo de captação, tratamento e abastecimento de água em praticamente todo o território concelhio, servindo com mais qualidade, regularidade e eficiência os nossos munícipes”, destaca Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil. A autarquia “continua empenhada em trabalhar no sentido de ter uma rede de abastecimento de água cada vez mais eficaz e sustentável”.

Com conclusão prevista para novembro, esta intervenção destinada à substituição e extensão de condutas tem como finalidade não só a redução de perdas de água no sistema de distribuição, a diminuição de ocorrências de roturas, de avarias e de falhas, bem como a garantia de qualidade no serviço prestado aos utentes e o aumento da sustentabilidade económica ambiental do sistema de abastecimento do município de Arganil.

No decurso da intervenção, a circulação rodoviária nas vias envolvidas será alterada temporariamente, de forma a minimizar os constrangimentos aos condutores, a quem a autarquia de Arganil agradece a melhor compreensão e a habitual colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente no local.