Câmara Municipal de Arganil promove projeto de economia circular

O Município de Arganil convida a conhecer o projeto “Costurar Valores – uma experiência de economia circular em Arganil” no evento de apresentação que decorrerá na vila de Arganil na XXXVIII FICABEIRA e Feira do Mont’alto 2019, no próximo dia 06 de setembro pelas 21h00 no stand Costurar Valores.

Entre o dia 06 de setembro e 12 de novembro, realizar-se-ão no CAJ – Centro de Atividades Juvenis e no auditório da Cerâmica Arganilense, diversas ações que visam sensibilizar e mobilizar toda a comunidade local para o aproveitamento dos tecidos excedentes/sobrantes, encarando-os como matéria-prima para a elaboração de novas peças de vestuário e/ou para outras aplicações/produtos úteis, fomentando, desta forma a cultura do reaproveitamento e da reutilização e prevenindo o desperdício.

O projeto propõe-se atingir este objetivo com ações diferenciadas junto de diferentes públicos contemplando um Programa de Formação, Oficinas de Costura para públicos diferenciados, Ações de Disseminação e a realização de um Seminário sobre boas práticas nestas áreas.

O Costurar Valores procura também afirmar-se como uma boa prática que possa inspirar e mobilizar outras entidades e territórios a implementarem atuações com idênticos objetivos e por isso contempla um conjunto de ações vocacionadas para a divulgação e disseminação do trabalho desenvolvido.

O projeto levado a cabo pela autarquia e traçado em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável explanados na Agenda 2030 e estabelecidos na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020), conta com um investimento que ascende aos 46 080,00€ e é comparticipado em 32 256,00€ pelo Fundo Ambiental ao abrigo do eixo estratégico Re -Educa: Educar para uma economia circular.

Esperamos desta forma contribuir para que um novo rumo seja dado a um tão precioso recurso e se recupere uma cultura de cuidado e reaproveitamento que nos tempos que correm tão vital pode ser.