Câmara Municipal de Arganil realiza ações de sensibilização sobre o bem-estar animal junto das escolas do 1º CEB do concelho

A Câmara Municipal de Arganil vai realizar, a partir da próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, dia mundial do animal, várias ações de sensibilização sobre o bem-estar animal, junto das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Esta iniciativa é feita com a colaboração do Agrupamento de Escolas, sendo que a primeira ação de sensibilização irá decorrer na JI/EB1 de Arganil, alargada posteriormente às restantes escolas do concelho.

Nestas ações de sensibilização o Médico Veterinário Municipal aborda vários temas relacionados com os cuidados de saúde e higiene a ter na detenção de um animal de companhia, nomeadamente: alimentação, banhos, tosquias, desparasitação e vacinação. Pretende-se, através destas ações, dotar os mais novos de competências e aprendizagens decorrentes de práticas científicas e pedagógicas, que se apresentam como os interlocutores privilegiados para alertar os adultos dos deveres e responsabilidades de ter um animal. Assim pretende-se educar as crianças para a necessidade de toda e qualquer intervenção que contrarie os maus tratos e abandono dos animais.