Câmara Municipal lança Campanha de Sensibilização para Esterilização de Animais de Companhia e garante nova campanha de esterilização gratuita

A Câmara Municipal de Arganil lança a partir do início do mês de fevereiro uma campanha de sensibilização para a esterilização de animais de companhia, alertando para os seus benefícios e vantagens.

Em apreço está, para além da saúde individual do animal, a importância que este procedimento tem na diminuição da natalidade de cães e gatos que, diretamente se reflete na redução da sobrepopulação nos Centros de Recolha, resultando assim num dos maiores auxílios no controlo do abandono e de animais errantes. Note-se que num espaço de 6 anos uma única cadela e a sua descendência podem originar 67 000 cachorros e no mesmo período uma única gata e a sua descendência cerca de 420 000 gatos.

Esta campanha, que assenta sobretudo na comunicação visual e informativa online e offline, vem desmistificar alguns dos estereótipos associados à esterilização animal, enquanto procedimento seguro, simples e pouco traumático, associado à diminuição de aparecimento de tumores, diminuição de alguma agressividade ou fuga dos machos, sem que interfira na personalidade do animal.

Na sequência desta campanha, a autarquia vai lançar uma nova Campanha de Esterilização de Animais de Companhia gratuita, para os munícipes com residência no concelho de Arganil com inscrições abertas a partir do dia 15 de março de 2021.

Contamos consigo, para o bem-estar animal!