Câmara Municipal regozija-se com a escolha do Concelho de Arganil para desenvolvimento de projeto-piloto da Rede Local de Intervenção Social (RLIS)

A Câmara Municipal manifesta o seu regozijo pela escolha do Concelho de Arganil para projeto-piloto no âmbito da Rede Local de Intervenção Social, resultado das várias diligências desenvolvidas pelo seu Presidente, Eng. Ricardo Pereira Alves, junto do Governo.

A Rede Local de Intervenção Social é um “modelo de organização, de uma intervenção articulada e integrada, de entidades públicas ou privadas com responsabilidade no desenvolvimento da ação social”.

Do conjunto dos trezentos e oito Concelhos foram escolhidos apenas doze para o desenvolvimento dos projetos piloto, sendo Arganil o único que tem envolvido uma Câmara Municipal.

Foi decidido, no âmbito da estreita articulação entre o Presidente da Câmara Municipal e o Secretário de Estado da Segurança Social, que este projeto seria desenvolvido em parceria, com a envolvência da Autarquia e de duas Instituições representativas que assegurassem uma boa cobertura territorial: a Santa Casa da Misericórdia de Arganil e o Centro Social e Paroquial de Côja.

Este projeto tem especial incidência no Atendimento e Acompanhamento Social, sobretudo dos socialmente mais desprotegidos, mobilizará uma equipa de cinco elementos de Psicólogos e Técnicos de Serviço Social e desenvolver-se-á até final de Junho de 2015.

Serão criados dois pontos de Atendimento: em Arganil, na Santa Casa da Misericórdia, e em Côja, no Centro Social e Paroquial.