Município requalifica parque infantil da EB1 de Côja

O recreio da Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Côja está agora mais atrativo. O motivo é o novo e colorido parque infantil instalado recentemente naquele estabelecimento de ensino pela Câmara Municipal de Arganil, concretizando um investimento de aproximadamente 25 mil euros.

Além da colocação do novo pavimento, a autarquia procedeu à montagem de diversos equipamentos de multiactividades, entre eles um conjunto de baloiços e duas torres com escorrega, pontes, cordas de trepar e estrutura de escalada. Os alunos dispõem de um equipamento de recreio totalmente novo e seguro, de que podem usufruir durante os intervalos, cumprindo-se as normas de segurança e saúde consonantes com o quadro de pandemia causado pela Covid-19.

“Entendemos que era altura de devolver às crianças que frequentem a EB1 e o Jardim de Infância de Côja condições para passarem tempo de qualidade na escola, promovendo os muitos benefícios que resultam das brincadeiras ao ar livre”, apontou Luís Paulo Costa, presidente da Câmara, adiantando que os equipamento ali instalados em 2008 se encontravam degradados pelo tempo, carecendo de substituição.

Esta é mais uma medida que se propõe a responder às necessidades e apelos dos alunos e que vai ao encontro da política promovida pelo concelho de Arganil, assente na construção de uma escola promotora do sucesso educativo, inclusiva e capaz de promover o acesso à educação de todas as crianças e jovens do concelho.

Juntam-se a este investimento outros tantos concretizados pela autarquia, como o serviço de transportes gratuito; o fornecimento de refeições, lanches e fruta; a atribuição gratuita de livros de fichas escolares aos alunos abrangidos por Escalão 1 (no caso do Escalão 2, a autarquia suporta 50% dos custos); a promoção de atividades de apoio à família ou a concessão de apoios pontuais ao Agrupamento de Escolas de Arganil para desenvolvimento de diversas atividades durante o ano letivo.