Cerâmica Arganilense acolhe “Monstros Sem Abrigo”, numa adaptação de Filipe Crawford

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, Filipe Crawford e Rui Paulo sobem ao palco do Auditório da Cerâmica Arganilense, a 22 de Março pelas 21h30, com a peça “Monstros S.A.” uma comédia baseada nos textos retirados de “Les Diablogues” e “Les Nouveaux Diablogues” de Roland Dubillard, traduzidos e adaptados por Filipe Crawford.

A saga começa em 1996 com a primeira produção baseada em “Les Diablogues” com “Monstros Sagrados”, que desde logo afirma a dupla de atores uma referência de sucesso do “humor inteligente”. Seguiram-se, “Monstros em Cuecas”, ”Monstros III – O Regresso”, “Monstros ConSagrados” e “Monstros às Escuras”, sendo “Monstros S.A.”, o sexto espetáculo adaptado a partir dos filosóficos e “absurdos” textos de Dubillard e levados a cena por Filipe Crawford e Rui Paulo.

“Monstros S.A.” é mais recente incursão e surge como uma versão revisionista, uma espécie de melhores momentos de cada uma das cinco abordagens anteriormente representadas. Desta vez os Monstros estão Sem Abrigo, vítimas da crise, vivem debaixo da Ponte 25 de Abril. Os seus habituais smokings encontram-se usados e remendados, deixaram crescer a barba e o cabelo e empurram um carrinho de compras com alguns utensílios que vão encontrando no lixo. Mantêm ainda assim os seus diálogos filosóficos, ilógicos e cómicos, sobre o Teatro, a Música e a Vida e a máxima que transportam dos velhos tempos: “nós não tentamos ter graça, limitamo-nos a ser inteligentes e a encarnar a estupidez da nossa época”.

Uma peça de teatro cujo tema em torno não poderia ser mais atual e inquietante, onde parecendo que não se fala de nada, se vão desferindo setas de verrinosa acidez nos alvos onde realmente se pretende acertar.

Como habitualmente, os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo de Arganil e na receção da Piscina Municipal de Arganil, com um custo unitário de 2,50 euros para maiores de 12 anos.