Ciência Viva promove estágios em Arganil na área da Arqueologia

A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica encontra-se a promover um programa de Estágios de Verão em colaboração com centro de investigação e empresas com I&D. Destinado aos alunos do ensino secundário, pretende essencialmente proporcionar-lhes um contacto privilegiado com a ciência em contextos científicos e tecnológicos profissionais.

Neste âmbito, a Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos em arqueologia Artes e Ciências do património, Unidade I&D 281 e a Câmara Municipal de Arganil, promovem um programa de trabalho arqueológico a desenvolver no estágio: “Em busca do Património Histórico Arqueológico do Nosso Concelho – Arganil”.

As inscrições encontram-se a partir de agora abertas no site da Ciência Viva, pode consultar aqui,  realizando-se o período de estágio posteriormente entre 22 de julho e 7 de agosto, na Câmara Municipal de Arganil. A cada estagiário é atribuído um subsídio no valor de 200€ mediante a apresentação de um recibo verde ou ato isolado, sendo que vão estar também abrangidos por um seguro.

Para além da identificação do património Histórico Arqueológico do Concelho e o despertar para a sua preservação e divulgação, usando as ferramentas informáticas e digitais disponíveis, espera-se que os participantes aprendam a usar as ferramentas informáticas e plataformas digitais de reconstituição virtual; identificar e localizar, com recurso a georreferenciação, os bens histórico-arqueológicos; aprender a trabalhar a arqueologia de laboratório e identificar os vestígios arqueológicos visíveis da exploração do ouro do rio Alva, na antiguidade.