Como posso ajudar? Emergência Humanitária – Ucrânia

Portugal, solidário com o povo ucraniano face à ofensiva militar desencadeada pela Rússia, tem-se movido árdua e continuamente procurando dar respostas céleres para a crise humanitária resultante da invasão russa. São muitas as pessoas que escolhem ficar no território e defender o seu país e tantas outras, refugiadas da guerra, que decidem fazer-se à estrada em busca de segurança no ocidente europeu.

Porém e, para além da louvável vontade de ajudar que diariamente se multiplica e manifesta nas mais diversas formas e dada à complexidade do cenário que se vive, é necessário, de forma responsável, e garantir que ela se efetiva o mais possível na melhoria das condições de vida dos que queremos ajudar.

São várias as Organizações Não-Governamentais, cuja experiência e capacidade de resposta no terreno se posicionam como parceiros privilegiados, para de diferentes formas, ajudar o povo ucraniano.

Neste contexto partilhamos algumas das principais organizações que estão a ajudar a Ucrânia, para que cada um, dentro do que são as suas possibilidades e circunstâncias, possa ajudar por esta via e juntar-se à sua demanda:

UNICEF: encontra-se no terreno a prestar auxílio às crianças e suas famílias com 140 membros distribuídos pelas várias regiões ucranianas. Estão igualmente a prestar ajuda humanitária nas fronteiras com a Polónia, Roménia e Moldávia, recebendo e dando apoio aos refugiados.

Toda a informação sobre a sua campanha e como ajudar, aqui:

https://donativos.unicef.pt/campanha/emergencia-ucrania/

– CRUZ VERMELHA PORTUGUESA: Está a realizar uma campanha de angariação de fundos que reverte para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas afetadas pelo conflito, através de água potável, saneamento, saúde, alimentação e abrigo.

Para ajudar o CICV é possível fazer as doações online – no site https://www.icrc.org/– ou por transferência bancária através de:

IBAN do Comité Internacional da Cruz Vermelha: CH25 0024 0240 C012 9986 5;

IBAN da Cruz Vermelha Portuguesa, que está associado às plataformas REVOLUT e WE HELP UKRAINE: PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4

Opção “Ser Solidário” do MBway (basta procurar a opção “Cruz Vermelha” e indicar o valor a doar).

– ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS REFUGIADOS (ACNUR): O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) está no terreno e lançou uma campanha que visa angariar fundos para continuar a ajudar o povo ucraniano afetado pelo conflito. Pode consultar esta campanha e participar dela, aqui:

https://dona.acnur.org/latam/es/emergencia-ucrania#_ga=2.152711161.1581393216.1646405244-333568007.1646405244

– “WE HELP UCRAIN”: É uma plataforma online destinada a ajudar os refugiados da guerra a encontrar condições para recomeçar a sua vida. O objetivo da organização passa por encontrar e disponibilizar alojamento, transporte, cuidados médicos, apoio à legalização, ofertas de trabalho e apoio à educação. Esta é uma iniciativa apoiada pela Cruz Vermelha Portuguesa, pela Bolsa do Voluntário e pelo Banco de Voluntariado.

Saiba como pode ajudar aqui: https://www.wehelpukraine.org/Home.aspx

– “CÁRITAS AJUDA A UCRÂNIA”: Através da rede Internacional Cáritas, procura reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal. Presta apoio de emergência no local com alimentos, abrigo, higiene pessoal, medicamentos, apoio psicossocial, acolhimento para deslocados internos, transporte seguro para deslocados em trânsito, informação segura e contacto com familiares.

Saiba como pode juntar-se, aqui: https://caritas.pt/ucrania/

– MÉDICOS DO MUNDO: Apoia a população no acesso a cuidados de saúde e presta apoio psicológico. Lançou uma campanha de donativos para o seu fundo de emergência.

Conheça a campanha aqui: https://www.medicosdomundo.pt/noticia/ucrania-donativos-para-o-fundo-de-emergencias-da-mdm

– PLATAFORMA PORTUGUESA ONGD: reuniu também várias organizações que já lançaram campanhas para ajudar a Ucrânia.

Conheça-as aqui: https://www.plataformaongd.pt/noticias/apoiar-o-povo-da-ucrania