Propostas para a construção do novo Centro de Saúde e SUB em análise

  • Picture # 1
  • Picture # 2
  • Picture # 3
  • Picture # 5
  • Racs 1
  • Racs 2
  • Racs 5
  • Racs 10
  • Racs 11
  • Racs 12
  • Racs 14

O concurso público para a construção do novo Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica (SUB) de Arganil já foi lançado e está agora na fase de análise das propostas apresentadas.

O edifício vai ser construído de raiz na Avenida de São Pedro, junto à Capela com o mesmo nome, na EN 342, em terreno adquirido pelo Município, onde outrora funcionou uma fábrica de resina.

Em causa está um investimento na ordem dos 7 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, destinado à construção do edifício. Está igualmente prevista uma intervenção ao nível das acessibilidades, com a construção de uma nova rotunda que ligará o novo Centro de Saúde à rede viária existente. Esta solução tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, aliviar o congestionamento e garantir um acesso mais direto e seguro à futura infraestrutura.

O Município de Arganil está convicto de que esta obra representa um forte investimento na qualificação e modernização das instalações e equipamentos dos cuidados de saúde primários e dos serviços de urgência, dotando-os de melhores condições de acessibilidade, segurança e conforto.

O SUB de Arganil, que integra a Rede Nacional de Emergência e Urgência, tem uma ampla abrangência territorial, servindo maioritariamente os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua, Góis e parte dos de Pampilhosa da Serra e de Penacova (todos no distrito de Coimbra), devido à proximidade geográfica. A população abrangida pelo Centro de Saúde é de cerca de 12.200 utentes.

As propostas entregues estão a ser avaliadas nesta fase do concurso, seguindo-se a elaboração do relatório preliminar. Depois desta etapa, e caso não haja reclamações ou impugnações, será feita a adjudicação da obra à empresa escolhida, permitindo assim o arranque efetivo da construção.

Espaços e serviços previstos

O novo edifício do Centro de Saúde e do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Arganil será desenvolvido em dois pisos, ficando as áreas do centro de saúde e das urgências separadas pela chaminé existente no terreno. O equipamento vai acolher uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), uma Unidade de Saúde Pública (USP), uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), o Serviço de Urgência Básica (SUB), uma equipa de Suporte Imediato de Vida (SIV), Serviço de Imagiologia, laboratório de análises clínicas, bem como os serviços centrais de apoio e direção.

Pretende-se, de igual modo, dotar o edifício de estacionamento coberto, estando previstos 34 lugares para utentes ao ar livre, na zona frontal do edifício, quatro lugares para ambulâncias e 46 lugares cobertos para funcionários e veículos de serviço, dos quais quatro com carregamento elétrico.