Controlo de vespas asiáticas

O Município instalou cerca de 400 armadilhas no território do concelho de Arganil, identificadas com o logótipo do município, numeradas e monitorizadas regularmente, quer para reposição do atrativo (isco) quer para avaliação do sucesso da operação. Devido à necessidade de monitorização não devem ser mexidas.

Atualmente, encontramo-nos na época do ano (fevereiro a abril) em que as vespas-fundadoras saem do período de hibernação para estabelecer novas colónias, pelo que é o período mais importante para a captura através de armadilhas. O sucesso desta operação pode fazer baixar significativamente o número de ninhos por ano.

No ano de 2020 foram neutralizados 290 ninhos desta espécie, representado uma redução de 35% em relação ao ano anterior.

O Município de Arganil continua a executar trabalhos de controlo da vespa-asiática (Vespa velutina nigrithorax) com a colaboração dos corpos de bombeiros do concelho.

Relembra-se que a deteção de ninhos de vespa-asiática deve ser comunicada para tratamento adequado, através de um dos seguintes meios:

• Portal www.stopvespa.pt
• Município de Arganil (gtf@cm-arganil.pt) ou poderá também solicitar a colaboração da junta de freguesia;
• Contactar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita.

Quando detetar um ninho deverá, sempre que possível, enviar a coordenada geográfica e a fotografia do local do ninho, para possibilitar a sua identificação. Qualquer informação, comunicada através dos meios atrás referidos, será encaminhada para o Município de Arganil, que dará o devido seguimento ao processo.

A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no Plano de Ação para Vigilância e Controlo da Vespa-velutina em Portugal. Nunca usar armas de fogo (ex.: armas de caça), mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa-asiática por constituição de novos ninhos.