Convento De Santo Antonio (15)

Convento de Santo António dá início às comemorações dos 300 anos

Convento De Santo Antonio (21)

Convento De Santo Antonio (14)

Convento De Santo Antonio (20)

Convento De Santo Antonio (18)

Convento De Santo Antonio (17)

Convento De Santo Antonio (1)

Convento De Santo Antonio (8)

Convento De Santo Antonio (2)

Convento De Santo Antonio (6)

Convento De Santo Antonio (9)

Convento De Santo Antonio (15)

Convento De Santo Antonio (13)

Convento De Santo Antonio (12)

Convento De Santo Antonio (10)

Convento De Santo Antonio (7)

Convento De Santo Antonio (4)

Convento De Santo Antonio (5)

O Convento de Santo António em Vila Cova de Alva está de parabéns. São 300 anos de história completados no final do mês de fevereiro, importante marco à qual Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva, União de Freguesias e Município, se juntam para celebrar. Representaram a Câmara Municipal de Arganil, neste arranque, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa; a Vice-Presidente, Paula Dinis e o Presidente da Assembleia Municipal, António Cardoso.

A programação cultural associada à efeméride, que está divididas em três momentos ao longo do ano, teve início no dia 25 de fevereiro, um dia após a celebração da primeira missa na capela do Convento em 1723 e que acabou por marcar a sua inauguração e, contou com interessantes momentos culturais.

As comemorações abriram com uma recriação histórica pelo grupo Gorgulhos Teatro na Serra, seguida de uma missa comemorativa na capela do Convento, presidida pelo Padre Albino Camati. Antes mesmo de iniciar um interessante momento cultural e histórico ao qual se deu o nome de “Conversas do Convento”, Margarida Figueiredo, proprietária do Convento e representante da Santa Casa da Misericórdia; os Presidentes, da União das Freguesias Paulo Amaral e, da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa; fizeram breves intervenções, que em uníssono evidenciaram a premência da reparação e restauro deste importante património secular. As atenções viraram-se depois para as conversas que se lhe seguiram, momento este que contou com os contributos de Margarida Figueiredo, Vítor Cardoso e Nuno Mata.

Em dia de aniversário não podia faltar o hino que a aos aniversários está associado e, num interessante momento musical, com toda a pompa e circunstância, foi ouvido nos claustros pela Sociedade Filarmónica Flor do Alva, a música “Parabéns a você”. À cultura juntou-se a gastronomia, com uma prova das muitas iguarias típicas do concelho: bucho, queijos, enchidos, arroz doce e tigelada, foram algumas delas, gentilmente confecionadas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva.

A programação cultural associada ao Convento de Santo António continua no próximo dia 27 de maio.