Btl

Paisagem e caraterísticas naturais para a prática de desportos motorizados e de natureza, destacam Arganil na BTL 2023

Btl

Btl 2023 (3)

Btl 2023 (2)

Btl 2023 (1)

Arganil marcou ontem presença no palco do espaço dedicado à Comunidade Intermunipal da Região de Coimbra (CIMRC), na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), primeiro na temática do Rally de Portugal e posteriormente, ainda na esfera do desporto, sobre as condições de excelência para a prática de atividades outdoor no concelho.

A tarde começou a acelerar com os grandes eventos desportivos motorizados que atravessam a região, abrindo-se assim espaço para falar sobre a importância da passagem do Rally de Portugal pelo território e o seu impacto no turismo de cada um dos concelhos que recebe a prova. Fernando Perna, investigador da Universidade do Algarve e Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro iniciariam esta apresentação, passando depois o testemunho ao município de Arganil, na pessoa do Presidente Luís Paulo Costa, à qual se seguiu a visão dos municípios de Coimbra, Figueira da Foz, que recebe uma superespecial este ano, Góis, Lousã e Mortágua. Juntaram o seu contributo os pilotos Miguel Barbosa, Filipe Albuquerque, Armindo Araújo e Bernardo Sousa, evidenciando a capacidade organizativa e os predicados dos troços da região centro.

Arganil voltaria a ocupar o palco e, desta feita sob o mote do turismo e desportos de natureza, convidou a uma descoberta sem pressas pelos caminhos e paisagens naturais do seu território.

A apresentação ficou a cargo do presidente Luís Paulo Costa que, perante uma plateia surpreendida pela paisagem ali retratada, foi caraterizando rotas, percursos, circuitos e seus respetivos pontos de interesse, provando a imponência do cenário natural do seu concelho. À paisagem estão associados os desportos de natureza e as infinitas possibilidades de lazer e, foi exatamente sobre as suas caraterísticas únicas que André Rodrigues, atleta de Trail Running e recém campeão nacional de Trail Ultra (pela quinta vez), se focou na passagem do testemunho.

No final da apresentação adoçou-se a boca dos presentes com um saquinho de tradicionais e típicos sequilhos e com a oferta de um kit turístico que, para além de um mapa continha, um boné, óculos de sol e uma capa para a chuva, para que não hajam entraves à aventura pelos trilhos e caminhos do concelho de Arganil.

Acompanharam o presidente nesta jornada, os vereadores e alguns presidentes de Juntas e Uniões das Freguesias do concelho.

O Município de Arganil vai voltar no sábado, pelas 21h00 ao palco do stand da CIMRC na BTL, para abordar com os Municípios de Pampilhosa da Serra e Góis, o projeto “Um palmo do céu – Darksy”, numa viagem ao céu, sem tirar os pés da terra.