COVID-19 – Município cancela eventos e encerra instalações municipais até 15 de abril

Face aos últimos desenvolvimentos relacionados com o novo coronavírus – COVID-19 e em consonância com o Plano de Contingência e com as recomendações emitidas quer pela Direção-Geral de Saúde e demais autoridades de saúde, quer pela CIM – Região de Coimbra, em reunião realizada ontem, 11 de março, foram estabelecidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil, através do Despacho N.º 4/GP/2020, medidas de caráter excecional, com o objetivo de prevenir a propagação do vírus e salvaguardar a saúde de toda a comunidade.

Assim, adotando uma posição responsável e preventiva, entre 13 de março e 15 de abril, a Câmara Municipal de Arganil determina:

• O encerramento ao público das seguintes instalações e equipamentos municipais: Piscina Municipal; Cerâmica Arganilense; Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Côja; Postos de Turismo; Parque de Campismo Municipal; Centro Municipal de Recolha Animal, Loja Social.

• O funcionamento dos serviços de atendimento municipais (Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, Centro de Atividades Juvenis, e edifício da antiga CCAM) poderá vir a sofrer alterações quanto ao seu horário, sendo obrigatório o registo de todos os cidadãos que contactem com os serviços municipais. Recomenda-se, ainda, que os utilizadores cumpram as regras de higienização quando acedam aos mesmos.

• Manter o acesso aos locais de atendimento geral ao público da Câmara Municipal de Arganil, privilegiando-se o atendimento não presencial, como o telefone e/ou o correio eletrónico;

• O cancelamento de todos os eventos públicos promovidos pela Câmara Municipal de Arganil, nomeadamente atividades culturais, desportivas e recreativas – espetáculos, sessões públicas, visitas guiadas, atividades para grupos, entre outras. No caso das sessões de cinema, serão realizados esforços para o seu reagendamento, havendo possibilidade de devolução do valor pago pelos bilhetes.

• A suspensão da realização de feiras cuja abrangência não seja estritamente de cariz local, concretamente a edição de 28 de março da Feira das Velharias;

• A limitação do licenciamento de eventos em espaço públicos, em cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde;

• Manter em funcionamento, por enquanto, o Mercado Municipal semanal, realizado à quinta-feira, reforçando as ações de contingência e a sua divulgação já em curso;

• As reuniões presenciais nos serviços técnicos municipais estão condicionadas. Quando realizadas, serão devidamente registados os nomes de todos os intervenientes, devendo ser privilegiado o contacto telefónico e reuniões por videoconferência;

• No que diz respeito às escolas, será cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil.

O Município de Arganil recomenda que todas as associações desportivas, recreativas e culturais do concelho suspendam a realização de eventos, cuja abrangência não seja de cariz estritamente local.

Apela-se, ainda, aos munícipes que se mantenham a par das recomendações sobre o COVID-19 no site da autarquia: (https://www.cm-arganil.pt/plano-de-contingencia-covid-19/).

Estas medidas podem ser alvo de alteração, ajuste ou reforço em função da evolução da situação de saúde pública provocada pelo COVID-19.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos os nossos munícipes neste responsável compromisso de salvaguardar a saúde pública e prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Consulte o Despacho em: Despacho 4_GP_2020 COVID-19