Plano de Contingência COVID-19

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, aprovou, no dia 6 de março, o Plano de Contingência COVID-19, dirigido à estrutura interna da autarquia.

Elaborado com base nas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e nos termos do Despacho N.º 2836-A/2020 – Diário da República N.º 43/2020, o documento surge no seguimento e como complemento às sessões de esclarecimento e sensibilização promovidas pelo Município junto dos seus colaboradores.

O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Arganil tem, assim, como objetivo fazer face à propagação da infeção humana pelo Coronavírus, agente casual do COVID-19, e proteger a saúde dos colaboradores da autarquia, dos utentes dos serviços municipais e de toda a comunidade.

As medidas apresentadas no documento destinam-se a antecipar e a gerir o impacto do atual surto de doença, tendo o objetivo estratégico de garantir a continuidade do funcionamento dos vários serviços municipais.

Encarando a situação de saúde pública preocupante, o presidente da Câmara Municipal de Arganil defende que não deve ser considerada alarmante, apelando aos munícipes para adotarem as medidas de prevenção e auto-proteção recomendadas pela DGS: medidas de higiene e etiqueta respiratória, lavar as mãos frequentemente e evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Consulte o Plano de Contingência – COVID-19.

 

COVID-19 – Município cancela eventos e encerra instalações municipais até 15 de abril

Plano de Contingência – COVID-19

Alargamento do prazo para pagamentos – COVID-19

Cuidados a ter no manuseamento de lixo doméstico – COVID-19

Município de Arganil assegura o acesso a medicamentos, bens alimentares e de primeira necessidade – COVID-19

Encerramento do Mercado Municipal e suspensão da Feira Semanal – COVID-19

Encerramento dos Parques Infantis – COVID-19

Contactos – COVID-19

Seja um agente de saúde pública – COVID-19

Materiais de Divulgação (DGS)

Recomendações – COVID-19

Informação à comunidade escolar

Apresentação dirigida a agentes de saúde – Informações atualizadas à data de 12/03/2020

 

Vídeo da Organização Mundial da Saúde que explica como surgiu o vírus, como se propaga e quais as medidas de proteção

 

COVID-19 Video de apresentação de medidas gerais de proteção para o cidadão

 

Recomendação de medidas de proteção individual e coletiva na prevenção da infeção com COVID-19

 

Atualizado em 13/03/2020
Fonte:
https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Perguntas Frequentes

O que é um coronavírus?
Os coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Como se transmite?
Os animais domésticos podem transmitir o COVID-19?
Não. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir o COVID-19.

Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.
  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
  • Suspeitos de infeção por COVID-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.

É seguro receber cartas ou encomendas da China?
Sim, a Organização Mundial de Saúde considera seguro. Até ao momento, não é conhecida a capacidade de transmissão da doença através do contacto com superfícies ou objetos, pelo que as precauções a ter são as relacionadas com medidas gerais de higiene.

  • Prestação de cuidados diretos a doente com COVID-19;
  • Contacto em ambiente laboratorial com amostras de COVID-19;
  • Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por COVID-19;
  • Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por COVID-19 (ex: sala de aula);

Viagem com doente infetado por COVID-19:

  • Numa aeronave:
    • 2 lugares à esquerda do doente, 2 lugares à direita do doente, dois lugares nas duas filas consecutivas à frente do doente e dois lugares nas duas filas consecutivas atrás do doente;
    • Companheiros de viagem do doente;
    • Prestação de cuidados diretos ao doente;
    • Tripulantes de bordo que serviram a secção do doente;
    • Se doente com sintomatologia grave ou com grande movimentação dentro da aeronave, considerar todas as pessoas como contacto próximo;
  • Num navio:
    • Companheiros de viagem;
    • Partilha da mesma cabine;
    • Prestação de cuidados diretos ao doente;
    • Tripulantes de bordo que serviram a cabine do doente;
A Autoridade de Saúde pode considerar como contato próximo outros indivíduos não definidos nos pontos anteriores (avaliação caso a caso).
Mais informações aqui.

 

Como viajante, o que devo fazer?
A OMS não recomenda, nesta fase, restrições de viagens e trocas comerciais para a China;

  • Se tiver como destino a China, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde do país e as recomendações da OMS, referidas em: “COMO ME POSSO PROTEGER?”;
  • Para viajantes regressados da China e que apresentem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, antes de se deslocarem a um serviço de saúde, devem ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem, seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

If you are a traveller returning from China and have developed cough, fever or difficulty in breathing during or after your trip to China, before going into a healthcare facility in Portugal, call 808 24 24 24 (SNS24).

Para mais informação, consulte as páginas oficiais da Organização Mundial de Saúde/For further information, go to the official websites of the World Health Organization: www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 e do ECDC/ and of ECDC: https://www.ecdc.europa.eu/en/novel-coronavirus-china.

 

Atualizado em 13/03/2020
Fonte:
https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx