Encontro de Idosos na Biblioteca Municipal

O encontro de Idosos que decorreu no dia 21 de janeiro no Auditório da Biblioteca Municipal foi uma verdadeira festa.

Contou com a participação de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Arganil / Centro de Dia de Secarias, Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova, Centro Social de Sarzedo e Centro Social de Cepos.
Este encontro insere-se no trabalho que a Biblioteca Municipal tem desenvolvido com Lares e Centros de Dia tendo como objetivo contribuir para a socialização dos idosos e desenvolver hábitos de leitura na Comunidade. É assim que todos os meses um técnico da Biblioteca se desloca aos lares e centros de Dia. Lê para os idosos e conversa com eles. Leva livros e revistas que deixa ao cuidado da Instituição visitada, durante um mês.

Em janeiro é a vez de os Idosos retribuírem as visitas. No Auditório da Biblioteca os idosos trouxeram as suas canções que acompanharam com música, leram poemas e textos.
Não podemos deixar de referir o trabalho desenvolvido pelas técnicas de ação social e animação que acompanharam os idosos e participaram ativamente em todo o Encontro. No final todos partilham o lanche que cada Instituição trouxe.

Este ano o Encontro foi enriquecido com a presença de Jovens da Escola Secundária que tocaram, dançaram, leram poesia e prosa interagindo com os idosos numa partilha de gerações. A presença dos jovens deve-se ao projeto “Ler e Partilhar, Prazer a Dobrar” que a Escola Secundária de Arganil está a desenvolver, que conta com a parceria da Biblioteca Municipal.

Este encontro realiza-se todos os anos envolvendo as IPSS que são visitadas pelo técnico da Biblioteca Municipal.
Em Junho realiza-se em Coja uma festa semelhante com as IPSS visitadas pela técnica da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho.



Artigos Relacionados