Entre a Serra e a Memória: uma viagem pelas paisagens e histórias de Arganil
Inaugurou na última quinta-feira, dia 07, a exposição “Entre a Serra e a Memória: Imagens de Arganil”, com obras pertencentes ao espólio artístico municipal.
Inaugurada pela Vice-Presidente Paula Dinis, a mostra apresenta 13 obras realizadas em diferentes técnicas – pintura a óleo, acrílico, desenho e fotografia. O convite é claro: levar os visitantes a reviver memórias e a reforçar os laços afetivos com a nossa terra.
O percurso expositivo conduz-nos por imagens icónicas, como a imponente Cascata da Fraga da Pena ou a encantadora Aldeia Histórica de Piódão, lado a lado com o colorido traço naïf de Fernando Costa. Há ainda espaço para a delicadeza de um idílico passeio à beira-rio, eternizado em 1896 pela mão da Viscondessa de Sanches de Frias, e para a visão artística de uma Arganil dos anos 1930, recriada pelo risco de Jorge Vilaça.
A mostra é uma celebração da nossa identidade, das paisagens que nos moldam e das histórias que nos unem. Uma oportunidade para viajar no tempo sem sair da sala, e para levar no olhar – e no coração – um pouco mais de Arganil.
Esta exposição vai estar patente no Átrio Guilherme Filipe até o dia 31 de agosto, com possibilidade de visita entre as 9h00 e as 17h30, de segunda a sexta-feira.