Época Balnear no concelho de Arganil – utilização e permanência responsáveis nas praias

A época balnear no Concelho de Arganil teve início no dia 1 de Julho e prolonga-se até 31 de agosto, período no qual existe vigilância de nadadores salvadores nas praias de banhos. Face ao atual contexto da pandemia por COVID-19, continua a haver um conjunto de procedimentos a ter em consideração na utilização destes espaços, de forma a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia e permitir que todos frequentem a praia em segurança.

Para uma utilização e permanência responsáveis nas praias, devem ser cumpridas as seguintes regras:

Antes de ir à praia: Verifique a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade.
Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arrisque a deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.

Nos acessos à praia: Use calçado, circule sempre pela direita e siga as indicações que possam existir no chão, mantendo a distância de 1,5 m dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo.

Na praia: Preserve a distância de segurança (1,5 m) aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho. É proibida a prática de desportos de grupo (jogar à bola, raquetes, vólei, …), quando a ocupação da praia for “elevada” ou “plena”.
No bar da praia, instalações sanitárias: Use calçado, desinfete as mãos e mantenha a distância de segurança.

Na saída da praia: não deixe resíduos nem beatas na praia, estes devem ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos. Máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados.

Estas e outras informações, tal como a qualidade da água e as regras de utilização das praias, podem também ser consultadas na app Info Praia (http://infopraia.apambiente.pt/) ou diretamente no site da APA.

Para uma utilização e permanência responsáveis nas praias, zonas balneares ou de lazer do concelho, o Município de Arganil apela ao cumprimento destas diretrizes, consciencializando que se todos cumprirmos faremos do nosso território um destino seguro para nós e para quem nos visita.