Município de Arganil cede antigas instalações do LIDL ao IEFP em regime de comodato

• Celebração do contrato de comodato entre o Município de Arganil e a delegação regional do EIFP

• Luís Paulo Costa, presidente CM Arganil, e António Alberto Costa, delegado regional do IEFP

• A sessão decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil

Foi celebrado esta terça-feira, 6 de julho, o contrato de comodato que formaliza a cedência das antigas instalações da superfície comercial LIDL, no centro de Arganil, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para a instalação de um Centro de Formação Profissional.

A sessão de assinatura decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil e teve como representantes das partes o presidente da autarquia, Luís Paulo Costa, e o diretor regional do IEFP, António Alberto Costa.

“É o culminar de um processo muito pretendido quer pelo Município de Arganil, quer pelo IEFP, que vai permitir a concretização de um projeto que representa um forte impulso na vida arganilense”, enalteceu o presidente da autarquia, referindo que, neste momento, “todas as condições estão alinhadas para se poder avançar com as questões financeiras e práticas do processo”.

O edifício é cedido pelo Município de Arganil por um período de 50 anos, estando previsto no documento um investimento global de três milhões de euros por parte do IEFP, tendo em vista a remodelação das instalações existentes e a construção de um novo bloco, para posterior instalação do Centro de Formação.

“O projeto está sinalizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem um enquadramento particular e especial e, portanto, o próximo passo a seguir será a elaboração do projeto de execução, uma vez que temos já realizado o estudo prévio”, informou o diretor regional do IEFP no decurso da sessão.

A cedência das instalações por parte do Município vai proporcionar a transferência do Centro de Formação, atualmente a funcionar na Quinta do Mosteiro, em Folques, para o centro da vila de Arganil, permitindo ampliar e consolidar a oferta formativa, particularmente de cursos profissionais. “Estamos a dar um passo importante na formação e requalificação dos nossos munícipes”, frisou o presidente da Câmara.

As instalações agora cedidas em regime de comodato à delegação regional do IEFP foram formalmente adquiridas pela Câmara Municipal no dia 24 de junho, através da celebração da escritura de compra e venda do imóvel.