Férias de Verão “Na Vila e no Campo”

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

Com o início das férias de verão, o Município de Arganil pretende deliciar os mais novos com múltiplas atividades lúdicas, recreativas e desportivas com o intuito de proporcionar umas férias inesquecíveis. Estas iniciativas, em parceria com o CLDS4G, decorrem entre os dias 12 e 30 do mês corrente.

Teatro, música, cinema, desporto, educação ambiental, jogos tradicionais ou praia fluvial são algumas das iniciativas de atividades propostas pela autarquia.

A iniciativa destina-se a crianças do Concelho de Arganil, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, a participação é gratuita, requerendo inscrição prévia e obrigatória.

O Município informa que participantes e monitores serão submetidos a testes antigénio (despistagem Covid-19) no início das atividades, dia 12 de julho pelas 9h00 no Centro de Actividades Juvenis.

  Plano de contigência

  Programa Férias de Verão 2021

ATIVIDADES:

Ecos na natureza
“A educação ambiental é parte integrante da educação para a cidadania”.

Ao participar nas atividades dos Ecos na Natureza (*) as crianças estarão sempre em movimento e em aprendizagem em contexto lúdico.

Teremos caminhadas, idas a piscina e praia fluvial, workshops e ações no terreno que lhe permitirão ter uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, junto da comunidade, bem como no desenvolvimento de competências imprescindíveis que a levarão assumir ou reforçar um comportamento ECO. Atividades a desenvolver neste âmbito: Jogos no parque; Lebre na terra – Peixe na água; “Climagir” ; Ação eco; A natureza sob o meu olhar; Ecos na natureza com o Bombeiro Argus; Visita ao museu e Arquivo municipal.

Férias na aldeia
As crianças são convidadas a entrar numa aventura de descoberta de tesouros não escondidos, a interagir num contexto diferente com as gentes dessa terra vivenciando hábitos diários de quem vive da terra e do trato dos animais.

Nos dias que correm promover encontros de gerações em contexto de vivência cotidiana diária, é a receita da “vitamina” necessária no combate ao isolamento como no perpetuar da história das gentes da nossa terra.

Aqui todos ficam a ganhar e de coração cheio. Por outro lado, terão a oportunidade de interagir com alguns dos intervenientes do nosso Clube de Produtores.

Notas soltas
Conjunto de atividades que irão levar as crianças a vivenciar experiências que passarão pelo cuidado do corpo e mente. Aqui, de forma descontraída procuramos o conhecimento das possíveis ações humanas, que poderão alterar a nossa forma de ser e estar no mundo sem esquecer de cuidar de nós.

O Bando das sapatilhas
Ter crianças em movimento é contribuir para que cresçam de forma saudável e, mais importante ainda, despertar nelas o interesse pelas atividades físicas, onde os benefícios passam por tomada de conhecimento, das capacidades, do seu corpo, fortalecimento da estrutura óssea e muscular; melhor a postura corporal e equilíbrio; autoestima elevada e socialização.

Ao integrar o bando todos/as terão a oportunidade de vivenciar práticas diferentes no âmbito da atividade física em locais diferentes.

“Se um bom hábito se instala desde muito cedo, dificilmente se perderá ao longo dos anos”.

Bosque encantado
Aqui tudo poderá acontecer. As crianças em pleno seio da natureza são convidadas a ser protagonistas, através das brincadeiras do faz de conta, no teatro de improviso e a desfrutar de momentos, dinamizados por convidados que darão voz e vida a outras histórias.