Equipa de competição da Escola Municipal de Natação de Arganil faz o seu record de pontos a competir em casa

No passado dia 21 de Abril a Piscina Municipal de Arganil foi palco da 6ª Concentração do Circuito Municipal de Escolas de Natação. Pelo quarto ano consecutivo a Piscina Municipal de Arganil foi selecionada para acolher uma das concentrações do Circuito Municipal de Escolas de Natação, no qual competem 20 Escolas/Clubes de Natação, nomeadamente, Arganil, Vouzela, Penalva do Castelo, A.R.C.A., Mangualde, Castro de Aire, Aguiar da Beira, Lamego, ForLife, São João da Pesqueira, Nelas, AEFD São Pedro do Sul, Sernancelhe, Príncipe Perfeito, Vila Nova de Paiva, Tábua, Resende, Centro C.R. Ferreirim, AEFD Tondela, Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, totalizando cerca de 250 nadadores.

A “jogar em casa” a equipa de competição da Escola Municipal de Natação de Arganil quis aproveitar o apoio do seu público, que enchia as bancadas, procurando melhorar ainda mais os resultados alcançados até ao momento.

Para esta prova a equipa de Arganil fez-se representar por 17 nadadores, Ana Carolina Dias, Ana Catarina Gomes, Bruna Fernandes, Cláudio Cordeiro, Cristiana Estevão, Diogo Rodrigues, Duarte Marques, Duarte Nunes, Henrique Marques, Luís Dias, Mariana Branco, Matilde Vaz, Mónica Alves, Ricardo Teixeira, Rodrigo Rodrigues, Simão Rodrigues e Sofia Sêco, acompanhados pelos professores Rodolfo Neves e Paulo Soares.

As provas iniciaram a horas e em bom ritmo, o permitiu que os timings previstos fossem cumpridos. No intervalo decorrer a entrega das lembranças a todas as equipas participantes, bem como os diplomas de recordes ocorridos na última concentração. O Município de Arganil esteve representado pelo Vereador do Desporto Eng. Luís Almeida que dirigiu felicitou a organização por este evento, quem como o trabalho que tem sido desenvolvido pela Escola Municipal de Natação de Arganil, aproveitou para desejar boa sorte a todos os nadadores. A Federação Portuguesa de Natação que fez questão de estar presente neste Torneio, fez-se representar pela Catarina Teixeira que felicitou todas escolas participantes no Torneio e que promovem a natação, felicitou a organização do Torneio em particular a Escola Municipal de Natação de Arganil e referiu que este Torneio em Arganil foi a primeiro a nível nacional a obter a certificação de qualidade pela Federação Portuguesa de Natação, graças ao trabalho desenvolvido e a procura de melhoria continua realizado pela Escola Municipal de Natação de Arganil.

Os resultados alcançados confirmaram que o factor casa serviu de estímulo e incentivo, dando força necessária à equipa de Arganil, ultrapassar a barreira dos 100 pontos nesta prova. A equipa de Arganil alcançou 101 pontos, tendo sido a equipa que alcançou mais primeiros lugares com 13, seis 2º lugares, dois 3º lugares, dois 4º lugares e um 5º lugar, entre outros resultados também eles positivos.

A nível individual destacaram-se os nadadores Luís Dias, Cláudio Cordeiro, Ana Carolina Dias, Simão Rodrigues e Duarte Nunes que alcançaram dois 1º lugares, o nadador Rodrigo Rodrigues que alcançou um 1º e 2º lugar, o nadador Ricardo Teixeira alcançou um 1º e 3º lugar, a nadadora Matilde Vaz alcançou um 1º e um 5º lugar, o nadador Henrique Marques alcançou dois 2º lugares, a nadadora Ana Catarina Gomes alcançou um 2º e um 3º lugar, os nadadores Diogo Rodrigues e Mónica Alves alcançaram um 2º e um 4º lugar, a nadadora Bruna Fernandes alcançou um 2º e um 5º lugar, a nadadora Sofia Sêco alcançou lugares, a nadadora Mariana Branco alcançou um 3º lugar, nadadora Cristiana Estevão alcançou um 5º lugar e o nadador Duarte Marques alcançou um 6º lugar. De referir que na prova de estafetas 4 x 100m Livres a equipa de Arganil participou com duas estafetas, alcançado um 6 lugar e tendo sido a outra estafeta desclassificada.

Após a sexta etapa do Circuito Municipal de Escolas de Natação a Escola Municipal de Natação de Arganil ocupa o 2º lugar com 510 pontos, tendo aumentado a diferença para o 3º classificado Nelas com 480 pontos e ficando a 182 pontos da equipa campeã em titulo e líder da classificação geral Castro Daire que regista 692 pontos.

Um agradecimento especial a todos os colaboradores e voluntários que permitiram a realização deste evento, bem como à Rádio Clube de Arganil, que contribuiu na divulgação do evento. Aos pais que têm sido incansáveis e familiares que apoiaram na logística do evento, dinamizando o bar, e apoiando incondicionalmente a equipa de competição, contribuindo para os resultados obtidos.

No final da prova realizou-se um jantar convívio no espaço multiusos do edifício da Antiga Cerâmica Arganilense, entre nadadores, pais e familiares, técnicos, tendo sido este jantar confecionado pelos pais dos nadadores, onde esteve presente o Vereador do Desporto, Luís Almeida. No final do jantar o Vereador do Desporto felicitou todos os presentes, pela forma como se têm dedicado e empenhado, em prol da natação, representando muito bem Arganil por todas as Piscinas em que competem. Felicitou igualmente a equipa técnica da Escola Municipal de Natação Arganil pelo trabalho desenvolvido, que volta a ser distinguido, depois da Certificação da Qualidade nível 1 atribuída pela Federação Portuguesa de Natação, foi novamente distinguido sendo a primeira Escola Municipal de Natação a nível nacional a ter um Torneio de Natação com Certificação de Qualidade pela Federação Portuguesa de Natação. Natação de Arganil está de parabéns, Arganil está de parabéns.

A próxima etapa do Circuito Municipal de Escolas de Natação está marcada para dia 19 de Maio nas Piscinas Municipais Vouzela.

No próximo sábado dia 12 de Maio é vez dos mais novos participarem no 37º Torneio Professor Afonso Saldanha que terá lugar nas Piscinas Municipais de Sernancelhe.

Classificação Circuito Municipal de Escolas de Natação

18º CCP Oliveira do Hospital 110
19º Aguiar da Beira 100
20º Vila Nova de Paiva 92