Equipa de Intervenção Permanente entra em funcionamento em Arganil

• Equipa de Intervenção Permanente entra em funcionamento em Arganil

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Argus dispõe, desde o dia 1 de novembro, de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP). A equipa dos bombeiros em regime de permanência, composta por cinco elementos, foi apresentada e empossada na habitual cerimónia do Feriado de 1 de novembro, na passada quinta-feira.

Marcada por vários momentos solenes, a cerimónia contou a presença do Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luís Paulo Costa, encarregue de honrar os soldados da paz empossados com as respetivas insígnias, do Vereador Luís Almeida, do Presidente da Direção, Pedro Pereira Alves, do Comandante, Nuno Costa, e de todo o corpo de bombeiros. Seguiu-se a tradicional,e sempre emotiva romagem dos bombeiros ao Cemitério Municipal de Arganil, onde foi depositada uma coroa de flores, de forma a homenagear os bombeiros falecidos.

Com a EIP da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Côja a funcionar desde o dia 1 de julho deste ano, o concelho de Arganil dispõe, agora, das duas Equipas de Intervenção Permanentes previstas no protocolo assinado com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em maio deste ano.

As despesas decorrentes da constituição destas Equipas de Intervenção Permanente, partilhadas equitativamente com a ANPC, representam um significativo mas compensador esforço financeiro por parte do Município de Arganil, de cerca de 65 mil euros por ano.

Trata-se de uma importante e imperiosa resolução para a qual Câmara Municipal e as Corporações de Bombeiros do concelho envidaram amplos e persistentes esforços, permitindo a melhoria significativa na prontidão e capacidade de dar resposta às diversas emergências e prestar o devido apoio às populações.