FEIRAS DAS FREGUESIAS – VIII MOSTRA GASTRONÓMICA

A Câmara Municipal de Arganil promove em parceria com a Casa da Comarca de Arganil e com a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, o certame “Feira das Freguesias – VIII Mostra Gastronómica”, cuja organização conta com o apoio financeiro da Medida 3. 5. 2. do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) , nomeadamente através do PACA – Plano de Aquisição de Competências e Animação para a Região da Beira Serra.

A oitava edição do evento, que já faz parte do Calendário de Animação da Região, decorrerá nos dias 07, 08 e 09 de Junho de 2013 e uma vez mais na Praça Simões Dias, Fonte de Amandos e zonas adjacentes, locais considerados emblemáticos na vida da Vila de Arganil.

À semelhança do ano anterior, também a VIII Mostra Gastronómica da Feira das Freguesias conta com a participação de todas as Juntas de Freguesia do Município de Arganil, às quais cabe dar a conhecer as tradições e a provar os sabores do património gastronómico local.

Assim, estarão presentes Anceriz (Junta de Freguesia de Anceriz), Arganil (representada pela Associação Atlética de Arganil), Barril de Alva (representada pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Côja), Benfeita (representada pelo Café “O Refúgio”), Celavisa (representada pela Comissão de Festas de Nossa Senhora da Boaviagem), Cepos (representada pelo Centro Social da Freguesia de Cepos), Cerdeira (representada pelo Rancho Folclórico “Os Malmequeres” da Cerdeira), Côja (representada pela Comissão de Melhoramentos e Beneficência de Pisão), Folques (representada pelo restaurante “A Grelha”), Moura da Serra (representada pelo Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Arganil), Piódão (representada pela Comissão de Melhoramentos do Tojo), Pomares (representada pelo Grupo Danças e Cantares de Soito da Ruiva / Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva), Pombeiro da Beira (representada pelas colectividades da Freguesia), São Martinho da Cortiça (representada pelo Café Snack-Bar “O Cantinho”, de Mucelão), Sarzedo (representada pela União Recreativa Sarzedense), Secarias (representada pelo Centro de Dia Secarias/Santa Casa da Misericórdia de Arganil), Teixeira (cuja Tasquinha será representada pelo restaurante “O Manjar”) e Vila Cova de Alva (representada pelo Grupo Desportivo Vilacovense).

Para além da participação das várias Tasquinhas, representantes de cada uma das respectivas Freguesias do Concelho de Arganil, as entidades promotoras – Câmara Municipal de Arganil e Casa da Comarca de Arganil – também marcarão presença com um stand institucional que funcionará, ao mesmo tempo, como secretariado de apoio ao certame.

A par da ambiência festiva que regressa novamente à Vila de Arganil, com as Tasquinhas e com a actuação de vinte grupos Concelhios, entre filarmónicas, tunas, grupos e ranchos folclóricos, que irão abrilhantar alternadamente os dois palcos colocados um na Praça Simões Dias e outro na Fonte de Amandos, o certame integra ainda a realização de um concurso gastronómico intitulado “Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2013”, destinado a promover um Prato principal Tradicional e uma Sobremesa Tradicional, fazendo-se a distinção dos prémios entre as colectividade e os restaurantes presentes.

O concurso é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Arganil tendo como objectivo contribuir para a divulgação e preservação do património gastronómico e cultural do Município, bem como promover as diferentes iguarias do receituário gastronómico concelhio, destinado a todas as Tasquinhas que participam no certame, decorrerá no dia 08 de Junho de 2013 (Sábado), pelas 12h30, durante o qual o júri efectuará as provas gastronómicas.   Os prémios – Troféus – serão entregues às Tasquinhas vencedoras no dia 09 de Junho de 2013, Domingo, pelas 18H30, sendo o Júri constituído por 4 elementos, representantes de cinco entidades: ARESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal; Confraria do Bucho de Arganil; Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil e Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

Programa da Feira das Freguesias – VIII Mostra Gastronómica

Dia 07 de Junho de 2013 – Sexta-Feira

19H00 – Inauguração e Abertura da Feira das Freguesias – VIII Mostra Gastronómica (com a participação especial de AFADixie)

21H00 – Rancho Infantil e Juvenil de Côja – Coja-a-Animar  – Fonte de Amandos

21H30 – Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Côja – Praça Simões Dias

22H00 – Rancho Folclórico Rosas de Côja – Fonte de Amandos

01H00 – Fecho

Dia 08 de Junho de 2013 – Sábado

10H00 – Abertura da Feira das Freguesias – VIII Mostra Gastronómica

18H00 – Grupo de Bailado e grupo de Hip Hop Ginásio My Gym – Praça Simões Dias

19h30 – Rancho Folclórico Flores do Casal de São João – Fonte de Amandos

21H00 – Associação Filarmónica Barrilense – Praça Simões Dias

21H45 – Grupo Folclórico da Região de Arganil – Fonte de Amandos

22H30 – Tuna de Cantares de Côja – Fonte de Amandos

23H15 – Sociedade Filarmónica Flor do Alva – Praça Simões Dias

01H00 – Fecho

Dia 09 – de Junho de 2013 – Domingo

10H00 – Abertura da Feira das Freguesias – VIII Mostra Gastronómica

15H00 – Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva  – Fonte de Amandos

15H30 –  Rancho Folclórico Ribeira de Celavisa – Praça Simões Dias

16H00 – Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo – Fonte de Amandos

16H30 – Rancho Folclórico “Os Malmequeres da Cerdeira” Praça Simões Dias

17h00 – Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Arganil – Fonte de Amandos

17H30 – Associação Filarmónica União Recreativa Musical Pomarense – Praça Simões Dias

18h30 – Divulgação e entrega de prémios aos vencedores do “Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2013” – Praça Simões Dias

19h00 – Grupo de Concertinas “Sons e Suadelas”

21H00 – Tuna de São Martinho da Cortiça – Praça Simões Dias

21H30 – Rancho Infantil e Juvenil “ Os Columbinos” – Fonte de Amandos

22H00 –– Associação Filarmónica Arganilense –  Praça Simões Dias

00H00 – Encerramento do Certame