Festa e folia, assim foi o evento Marchas Populares de Arganil

Marcha Da Freguesia Do Campo Viseu

Freguesia Do Campo

Marcha Freguesia Do Campo Viseu

Marcha Da Freguesia Do Campo Viseu (4)

Marcha Da Freguesia Do Campo Viseu (3)

Marcha Da Freguesia Do Campo Viseu (2)

Cavalinho Freguesia Do Campo Viseu

Marcha Da Appacdm

Marcha Da Appacdm (3)

Marcha Da Appacdm (5)

Marcha Da Appacdm (6)

Cavalinho Appacdm

Marcha De São Martinho Da Cortiça (2)

Marcha De São Martinho Da Cortiça

Marcha Da Freguesia De São Martinho Da Cortiça

Marcha De São Martinho Da Cortiça (5)

Marcha Da Freguesia De São Martimnho Da Cortiça

Marcha Da Freguesia De São Martinnho Da Cortiça

Marcha De São Martinho Da Cortiça (6)

Marcha De São Martinho Da Cortiça (3)

Marcha De São Martinho Da Cortiça (4)

Marcha Da Freguesia De São Martimnho Da Cortiça (2)

Marcha Da Associação Atlética De Arganil (3)

Marcha Da Associação Atlética De Arganil

Marcha Da Associação Atlética De Arganil (2)

Marcha Dsa Associação Atlética De Arganil

Marcha Da Associação Atlética De Arganil (4)

Marcha Da Appacdm (4)

Marcha Da Associação Atlética De Arganil

Marcha Da Associação Atlética De Arganil (2)

Vereação

Marcha De Santa Clara Coimbra

Marcha De Santa Clara Coimbra (8)

Marcha De Santa Clara Coimbra

Marcha De Santa Clara Coimbra (7)

Marcha De Santa Clara Coimbra (10)

Marcha De Santa Clara Coimbra (9)

Marcha De Santa Clara Coimbra (6)

Marcha De Santa Clara Coimbra (11)

Marcha De Santa Clara Coimbra (3)

Marcha De Santa Clara Coimbra (5)

Marcha De Santa Clara Coimbra (2)

Cavalinho Santa Clara Coimbra

Vice Presidente Paula Dinis E Vereadores Luis Almeida E Filipe Frias

Vereação E Apresentador

Freguesia Do Campo Viseu

APPACDM

Colocação Da Fita Personalizada No Porta Estandartes

São Martinho Da Cortiça

Colocação Da Fita Personalizada No Porta Estandartes (3)

Assocaição Atlética De Arganil

Troca De Lembranças

Santa Clara Coimbra

Colocação Da Fita Personalizada No Porta Estandartes (2)

As Marchas Populares regressaram a Arganil, no passado sábado, para uma majestosa apresentação no Parque Verde do Sub-Paço. Organizado pelo Município de Arganil, este evento contou com as marchas conterrâneas da APPACDM, de São Martinho da Cortiça, e da Associação Atlética de Arganil e, enquanto convidadas, as marchas da Freguesia do Campo – Viseu e de Santa Clara – Coimbra.

Foram cerca de 300 os marchantes que em desfile desde a Praça Simões Dias, pisaram a arena do Sub-Paço, para se apresentarem ao público presente proporcionando-lhes uma verdadeira noite de festa, folia, cor e alegria, fechando assim o ciclo das tradicionais festas que honram os Santos Populares.

Foi à marcha da Freguesia do Campo – Viseu que coube a honra de abrir a noite. Sob o tema “Amor” e envergando trajes frondosos e adornados de corações, abriu a sua apresentação com um par de namorados passeando numa Vespa, representando o veículo perfeito para cortejar a moças casadoiras. Seguiu-se-lhe, de amarelo e azul a Marcha da APPACDM. Constituída por 12 pares, esta marcha surge principalmente no seio desta Associação como exercício de domínio do corpo, da destreza, da independência e de socialização da pessoa com deficiência. Por outro lado e muito importante, pela participação e inclusão destas pessoas na comunidade. A sua alegria foi contagiante e o brilho nos seus olhos demonstrou bem o orgulho com o qual dançaram e representaram aquela que é também a sua casa.

São Martinho da Cortiça – Arganil, marcharia a seguir sob o tema “As Vindimas”. Esta marcha composta por mais de 50 marchantes que envergavam bonitos fatos cor de uva, alusivos à vindima e ao vinho, desfilaram de cestos nas mãos e arcos, quais parreiras das videiras cantando efusivamente e representado todas as etapas da vindima, desde a apanha da uva até à prova do vinho novo.

A Associação Atlética de Arganil marcharia logo a seguir. De branco e azul, cores da Associação e, sob o mote da “alegria na voz do povo”, rodaram as saias e bambalearam as ancas. Com orgulho e alegria, cantou-se e dançou-se Arganil com fulgor.

A fechar a apresentação dos grupos marchantes, apresentou-se a marcha convidada de Santa-Clara – Coimbra. Com as “tradições portuguesas” como tema central da sua atuação, trajes e acessórios, aludiram a filigrana, o Galo de Barcelos, o Vinho do Porto, o fado de Coimbra, a sardinha assada, um símbolo que tão bem carateriza esta época do ano, o Zé-povinho, as festas de Tomar, o cante alentejano e aos doces do Algarve. Uma verdadeira viagem de norte a sul do país percorrendo as tradições tão típicas de cada região de Portugal.

O evento terminou com a entrega das fitas personalizadas deste encontro, colocadas no porta-estandarte de cada uma das marchas participantes, pela Vice-Presidente Paula Dinis, pelo Vereador Luis Almeida e pelo Vereador Filipe Frias. Elogiando o empenho e o esforço de cada um dos grupos envolvidos, a Vice-presidente, aproveitou para parabenizar pelo espetáculo proporcionado numa noite tão bonita, na qual ficou bem marcada a dedicação de cada um deles em manter viva esta tradição tão nossa.