Filarmónica Progresso e Pátria Nova de Coja participou nas Cerimónias do 1º de dezembro em Lisboa

A Filarmónica Progresso e Pátria Nova de Coja participou pelo segundo ano consecutivo, no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas “1º de dezembro”, que desde há 8 anos integra as Cerimónias Comemorativas da Restauração da Independência de Portugal, celebradas no dia 1 de dezembro, em Lisboa. A acompanhá-la esteve Paula Dinis, vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil e João Tavares, Presidente da União das Freguesias de Coja e Barril de Alva.

Ainda que sob condições climatéricas pouco favoráveis, a Filarmónica de Coja não se embaraçou e a par das 35 outras entidades participantes, desceu com toda a pompa e circunstância a Avenida da Liberdade, fazendo aquilo que sabe melhor, entoar magníficas peças ao comando do maestro Daniel Simões Gonçalves.

A apoteose final aconteceu após o desfile, na Praça dos Restauradores, culminando com a interpretação conjunta das bandas do Hino da Maria da Fonte, Hino da Restauração e Hino Nacional, sob a direção do maestro da Banda Sinfónica do Exército, Major Alexandre Coelho.

O Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas mobiliza desde há 8 anos a esta parte, com o apoio dos delegados do “Movimento 1º de Dezembro” e da Confederação Musical Portuguesa, várias bandas filarmónicas de todo o país, prestando também uma merecida homenagem a esta prática musical e à sua importante ação formativa e cívica.

Este ano reuniu um total de 36 entidades, integrando 1 grupo de percussão, 1 grupo coral, 1 banda nacional militar e 33 bandas filarmónicas civis.