Final do Concurso de Ideias

• Final do Concurso de Ideias

Decorreu no passado dia 9 de Maio,  a Final do Concurso de Ideias “Escolas Empreendedoras” uma iniciativa promovida em articulação pelo Município de Arganil, pela Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) e pelo Agrupamento das Escolas de Arganil, que teve como objectivo sensibilizar e motivar os jovens alunos para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo no Concelho. Trata-se de um projecto que foi desenvolvido no âmbito do Plano de Acção Territorial para a Promoção do Empreendedorismo no Pinhal Interior Norte 2011 – 2015.

A realização desta iniciativa foi o culminar da Semana do Empreendedorismo nas Escolas, que foi desenvolvida ao longo desta semana e no âmbito da qual foram realizadas outras iniciativas como a Conferência Teen e as Conversas com Empreendedores, que possibilitaram que os alunos estivessem em contacto directo com diversos empreendedores que, na primeira pessoa, lhes deram a conhecer a sua experiência pessoal e profissional.

Para o Concurso de Ideias, que foi o primeiro organizado especificamente para a população escolar do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Concelho de Arganil, foram recebidas no total 31 ideias de negócio, cuja elaboração contou com o total envolvimento e grande empenho de cerca de 80 alunos e 9 professores, os quais, de forma a adquirirem as competências necessárias para poderem prestar o devido acompanhamento aos alunos, passaram previamente por um período de formação. Considerando a adesão e entusiasmo com que o projecto foi recebido pela comunidade escolar, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Avelino Pedroso, que presidiu à sessão, parabenizou os jovens alunos, os professores e o Agrupamento de Escolas pelas ideias de negócio apresentadas, considerando serem as mesmas uma “lufada de esperança, que pese embora as circunstâncias que vivemos de momento almeja vislumbrar um futuro mais próspero a médio e longo prazo, alicerçado nas nossas gentes e nas nossas instituições”.

Para a final foram seleccionadas 12 ideias de negócio, que os alunos deram ontem a conhecer a todos os presentes na sessão que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, incluindo ao júri que seleccionou as três melhores ideias de negócio e que foi composto pelo Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luis Paulo Costa, pela Directora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Prof.ª Anabela Soares, pelo Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte, Eng.º Victor Baltasar pelo Prof. Tiago Mateus, da Escola de Música “Pauta em Movimento” e pela Dra. Marta Reis, da GESENTREPRENEUR.

Em primeiro lugar classificou-se a ideia de negócio “Viagem ao Interior”, promovida por Nádia Alexandra Neves Graça, aluna do 12.º ano, do Curso Profissional de Animação Sócio Cultural, da Escola Secundária de Arganil. Esta aluna representará o Concelho de Arganil na Final Intermunicipal que terá lugar em Miranda do Corvo no dia 2 de Junho e que reunirá participantes dos 14 municípios do Pinhal Interior Norte.

Em segundo lugar ficou classificada a Ideia de Negócio “Donkey Cosmetics”, promovida por Bruna Mota, Daniel Fernandes e João Castanheira, alunos do 10.º ano da Escola Secundária de Arganil e em terceiro lugar “A Casa do Açor”, promovida por Cátia Pereira, Cátia Gaspar e Daniela Gomes, alunas do 10.º ano da Escola Secundária de Arganil. Todas as restantes ideias de negócio ficaram classificadas em quarto lugar ex aequo.

A todos os alunos e professores envolvidos no projecto foram atribuídos certificados de participação, como forma de reconhecimento pelo empenhamento demonstrado. Para além disso, aos três primeiros classificados foram atribuídos, respectivamente, os seguintes prémios: uma máquina fotográfica digital, leitores de MP4 e livros.