Floresta da Serra do Açor em destaque na Conferência de Sustentabilidade
O projeto Floresta da Serra do Açor foi apresentado pelo presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, na Conferência de Sustentabilidade «Into the Forest», promovida pelo Grupo Jerónimo Martins.
O projeto de reflorestação foi convidado como exemplo de boas práticas na gestão e regeneração florestal, destacando-se por estar a transformar e valorizar a paisagem do concelho de Arganil, recuperando áreas afetadas pelo incêndio de 2017.
Baseado num modelo inovador e sem precedentes em Portugal, que envolve agentes públicos, privados e comunidades locais, a iniciativa está a intervencionar 2.500 hectares de terrenos baldios, com a plantação de 1,8 milhões de árvores autóctones.
Planeado a 40 anos, o projeto conta com 5 milhões de euros de financiamento da Jerónimo Martins, validação técnica da Escola Superior Agrária de Coimbra e o envolvimento ativo das comunidades locais de compartes, através da adesão à F.S.A. – Floresta da Serra do Açor – Associação.
A Floresta da Serra do Açor constitui hoje uma referência nacional, um exemplo de resiliência e sustentabilidade, que inspira futuras iniciativas de gestão florestal em Portugal.











