Há Fado na Aldeia

Nos dias 9 e 10 de abril as Tocatas do Grupo Folclórico da Região de Arganil, Rancho Folclórico Flores do Casal de São João e Tunas Popular de Arganil e Cantares de Côja, acompanhadas por dois Guitarristas, vão cantar o Fado nas Aldeias de Benfeita, Pomares, Cepos e Pombeiro da Beira. Trata-se de uma ação inserida no âmbito da Programação Cultural em Rede, do Projeto intermunicipal, “À Beira do Fado”, que contempla uma programação dinâmica e que, aliando a tradição à contemporaneidade, valoriza o território, considerando o papel de destaque dos agentes, grupos e associações culturais locais.

Cada uma destas formações atua acompanhada por dois guitarristas numa sede de freguesia, partindo a Tocata do Grupo Folclórico da Região de Arganil, no dia 9 de abril, às 14h30 rumo à localidade de Benfeita, onde permanecerá até às 15h30. Posteriormente, das 17h30 às 18h30, em Pomares, podemos assistir à atuação da Tuna Cantares de Côja.

O mesmo acontece no dia 10 de abril, onde podemos assistir às 14h30,nos Cepos, à atuação da Tocata do Rancho Folclórico Flores do Casal de São João e, cerca das 17h30, em Pombeiro da Beira temos a participação da Tuna Popular de Arganil.

Em momentos sucessivos de fado, a canção popular que melhor retrata a alma portuguesa, e hoje classificado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, sai à rua pelas várias freguesias, espelhando uma tradição que ao longo de séculos fez o povo cantar e dançar.