Inauguração da Exposição – TRAJES QUINHENTISTAS (réplicas)

Integrada nas Comemorações dos Forais Manuelinos concedidos a Arganil e Coja em 1514, foi no passado dia 6 de Novembro inaugurada, no Átrio da Câmara Municipal de Arganil, a exposição “Trajes Quinhentistas”.

Esta mostra composta por 12 réplicas e alguns acessórios do século XVI, provenientes do guarda-roupa da extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e atualmente afetas ao Museu Nacional do Traje, pretende retratar rigorosamente as três ordens sociais vigentes na época – nobreza, clero e povo – através das indumentárias de populares masculinos e femininos, de pajem e de dama, nobre e jesuíta, humanista e capitão-mor. 

O guarda-roupa foi concebido com o objetivo de encenar a embaixada que o rei D. Manuel enviou a Roma, a 12 de Março de 1514, ao Papa Leão X. Através deste desfile, que percorreu as ruas de Roma, Portugal demonstrou o seu poderio. 

Desde a simplicidade do traje popular até à opulência dos tecidos e acessórios que caraterizavam as classes mais nobres, esta exposição estará patente ao público até dia 31 de janeiro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 18h00.