Intervenções de regularização de linhas de água em Côja, Barril do Alva, Folques, Pomares e Sarzedo

• Açude em Pomares

Estão concluídos os trabalhos de regularização fluvial no rio Alva, destinadas à reabilitação e limpeza das linhas de água nas freguesias de Pomares, Sarzedo, Folques e União das Freguesias de Côja e Barril do Alva.

Estas intervenções de proteção dos recursos hídricos, que refletem um investimento na ordem dos 360 mil euros, garantem o escoamento dinâmico na linha de água e minimizam a erosão e o arrastamento de solos. Numa perspetiva de sustentabilidade, conduzem à recuperação e valorização do património fluvial e à preservação da biodiversidade, através do aumento da qualidade da água e do controlo dos episódios de cheias e inundações.

Os trabalhos executados no rio Alva, em Côja e no Barril do Alva, nas ribeiras de Folques e de Pomares e na represa do Sarzedo incluíram limpeza, poda e desbaste de árvores e arbustos, ações de consolidação e reperfilamento do leito e taludes marginais, com aplicação de materiais selecionados e adequados provenientes do leito, e a reabilitação de açudes.

Esta beneficiação nas linhas de água do concelho, que abrange cerca de quatro quilómetros de extensão, resulta do protocolo celebrado entre o Município de Arganil e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Fundo Ambiental, criado para financiar intervenções de recuperação nos concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017.