COVID-19: Mercado Municipal reabre no dia 14 de maio com limitações

No seguimento do progressivo levantamento das medidas de confinamento, aconselhadas pela DGS e estabelecidas pelo Governo, o Município de Arganil através do Despacho GP/9/2020 de 08/05/2020 começa gradualmente, à semelhança do país, a abrir alguns espaços anteriormente encerrados.

O Mercado Municipal abre assim novamente portas no próximo dia 14 de maio, porém com algumas limitações de funcionamento. Essas limitações baseiam-se essencialmente em medidas de segurança e salvaguarda da saúde pública no interior do espaço, quer por parte dos detentores dos espaços como dos clientes e, materializam-se no número de pessoas que podem ao mesmo tempo ocupar o espaço, que não deve exceder as 30 pessoas; o uso obrigatório de máscara ou máscara e viseira, desinfeção das mãos através de solução de base alcoólica disponibilizada ao público ou, utilização de luvas quando essencial e, distanciamento quer no atendimento como entre clientes de pelo menos 1 metro, embora preferencialmente e se possível, deva ser de 2 metros.

No exterior do Mercado no que se refere aos espaços de Talho e Peixaria, as condições mantêm-se idênticas quanto à proteção, distanciamento e etiqueta respiratória, no entanto, a permanência deve ser de apenas 1 cliente de cada vez dentro do espaço, a fila de espera, no exterior deve cumprir um distanciamento de 2m entre clientes, bem como não é permitido qualquer consumo no local.

Ainda no exterior do Mercado, nos Quiosques, as regras são as mesmas, acrescendo ainda que o seu funcionamento passe apenas pelo regime “take away”, sem qualquer consumo no local, no qual não deve também existir esplanada.

O Município de Arganil agradece a compreensão e sobretudo a colaboração de todos, para que o Mercado Municipal seja um local seguro para adquirir bens essenciais.

Despacho GP/9/2020 de 08/05/2020