Invasoes Napoleonicas

“Itinerários Napoleónicos na Região de Coimbra” marcam Dia Europeu do Turismo

O dia Europeu do Turismo (5 de maio), iniciativa da Comissão Europeia à qual a CIM-RC se associa enquanto parceira nacional na Agenda Urbana para o Turismo Sustentável, ficou este ano marcado pelo lançamento da APP “Itinerários Napoleónicos na Região de Coimbra”.

Trata-se de uma aplicação alusiva às Invasões Francesas que marcaram o território e que permite o acesso a 19 experiências temáticas de realidade aumentada, uma por cada concelho da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), ativadas em totens informativos.

A aplicação foi desenvolvida no âmbito da candidatura Região de Coimbra Turismo 2020 – Promoção Integrada dos Produtos Turísticos, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia e está integrada na iniciativa Marcos Históricos – Invasões Francesas da CIM-RC.

Em Arganil este totem está implantado em Sarzedo, enquanto marco do local no qual as tropas inimigas estiveram acantonadas entre 17 e 19 de março de 1811, na sua passagem por Arganil, Coja, São Martinho da Cortiça, Pombeiro da Beira e Celavisa. Para além desta referência também o portal das Bibliotecas Públicas de Arganil conserva, na sua hemeroteca, um espaço de memória e acesso ao conhecimento, sobre as invasões francesas no concelho, que pode ser consultado aqui.

Mapa invasões francesas