Jovens Exploradores à descoberta da Serra do Açor em semana de atividades

 

O Projeto “Exploradores@PPAçor 2019” proporcionou entre os dias 9 e 12 de setembro,  uma semana de campo na Serra do Açor.

Decorrente deste projeto, 10 estudantes do ensino secundário de Arganil exploraram a riqueza do território da Paisagem Protegida da Serra do Açor, fazendo por descobrir a importância da Gestão Sustentável da Água, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU). Esta ação visou não só consciencializá-los para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais através da sensibilização para a utilização racional da água, prevenção da poluição, conservação dos ecossistemas aquáticos e valorização do património cultural associado ao uso da água, mas também torná-los verdadeiros embaixadores da Paisagem Protegida da Serra do Açor, formando cidadãos ativos na promoção e valorização deste património através do gosto pela natureza.

O programa foi intenso no que diz respeito a atividades técnicas e científicas mas também no que respeita ao desporto e lazer. Numa componente mais emocional e afetiva com a natureza, foram desenvolvidas atividades como o rugby, o pilates, um workshop de casinhas de xisto, bem típicas desta localidade, assim como tempos livres de plena comunhão com a paisagem envolvente.

Esta ação, que teve lugar na Paisagem Protegida da Serra do Açor, aldeias de Benfeita, Pardieiros e também na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), foi coordenada pelo Município de Arganil e dinamizada pela ESAC, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P. e a Junta de Freguesia de Benfeita.

O Programa “Exploradores@PPSerraAçor 2019”, encontra-se inserido no projeto “Inspira-te: O teu sucesso determina o teu futuro” no âmbito da Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra.

 



Artigos Relacionados