“Kinetic Energy” vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2017/2018

A ideia de negócio desenvolvida e apresentada pelos alunos Cláudio Neves e João Batista no passado dia 14 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, conquistou de forma unânime o júri e todos os presentes na 5ª edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio. Foram ao todo apresentadas 8 Ideias de Negócio, com 6 projetos do Ensino Secundário/Profissional e 2 correspondentes aos 2º e 3º ciclos, ao júri composto por Sandra Agostinho da Casa do Apicultor; Luís Almeida, Vereador da Educação e Elisabete Oliveira, Coordenadora Técnica CLDS-3G.

O projeto vencedor desta iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), Município de Arganil e Agrupamento das Escolas de Arganil, “Kinetic Energy”, consiste num gerador autossustentável a partir da sua ignição e que utiliza a força cinestética. Mais económico e ecológico que os geradores já existentes no mercado, é também mais silencioso e surge com vista à utilização de vendedores ambulantes, casas de férias sujeitas a falhas de luz ou mesmo domesticamente, garantindo que não haja interrupções na eletricidade.

Enquanto vencedores do Concurso de Ideias de Negócio, Cláudio Neves e João Batista receberam cada um, um vale tecnológico no valor de 75 euros, uma oferta da CIM-RC, cabendo agora ao grupo, representar Arganil na Final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, nos dias 24 e 25 de Março, em formato Boot Camp, em Oliveira do Hospital e, na qual, competirão com os representantes dos 18 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Para além do representante no concurso intermunicipal foram ainda apurados os 2º e 3º lugares que couberam respetivamente aos projetos Jungle – Skate” do aluno Horácio Costa, orientado pela docente Vânia Silva e que recebeu um vale tecnológico de 50€, oferta da Câmara Municipal e aos alunos André Neves e André Dias, orientados pelo docente Júlio Marques que arrecadaram o 3º lugar com o projeto Pneumatic Adaptor Tools Truck” e receberam, cada um, um vale tecnológico no valor de 25€, oferta também da Câmara Municipal.

Todos os elementos das equipas classificadas em 1º, 2º e 3º lugar ganharam ainda um Voucher de participação gratuita no BootCamp – 3ª Edição – Ideias com Futuro – “Faz Acontecer Arganil”, numa organização do CLDS-3G e deste Município, que decorrerá nos próximos dias 20, 21 e 22 de Julho em Arganil.

A CIM-RC desafiou também e, mais uma vez, os alunos do 2º e 3º ciclos, para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo no âmbito da temática Artes e Ofícios. Assim e, não tendo concorrentes, o projeto apresentado pelo 2º ciclo denominado “Arg-Trapilho” não foi alvo de avaliação nesta final e passou diretamente à fase intermunicipal, a ter lugar no dia 26 de maio em Condeixa. Por sua vez o 3º ciclo apresentou um projeto de empreendedorismo no âmbito da dinâmica da Expo-Empresas, denominado Argoxisto” que, à semelhança do 2º ciclo, não tendo concorrentes não foi alvo de avaliação, passando automaticamente à fase intermunicipal, a ter lugar no dia 26 de maio em Condeixa.

A sessão de abertura do Concurso Municipal de Ideias de Negócio contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luis Paulo Costa e da Diretora do Agrupamento de Escolas, Anabela Soares.



Artigos Relacionados