Largo e Posto de Turismo do Piódão nomeados para prémio internacional de arquitetura

• Largo Do Piodao 1
  • Largo Do Piodao2 1
  • Posto De Turismo Do Piodao 1
  • Posto De Turismo Do Piodao2 1

O projeto de requalificação do Largo e do Posto de Turismo do Piódão está entre os nomeados para um dos galardões de arquitetura mais importante e prestigiados internacionalmente — o Prémio Mies van der Rohe.

As intervenções concretizadas na Aldeia História do Piódão foram inauguradas em novembro de 2022 e envolveram um investimento global na ordem dos 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

O projeto que está entre os melhores trabalhos realizados em Portugal e na Europa nos últimos dois anos é assinado pelos arquitetos João Branco e Paula del Río, do Gabinete Branco Del Rio Arquitectos, sediado em Coimbra.

Com o anúncio dos finalistas previsto para fevereiro de 2024 e dos vencedores para abril, o presidente da Câmara Municipal de Arganil considera que a nomeação é desde logo motivo de orgulho para Arganil e, em particular, para a aldeia mais característica e singular do concelho. “Ficamos muito satisfeitos e honrados com a notícia desta distinção, que coloca o projeto realizado no Piódão ao par com o que de mais excecional se faz dentro e fora do país”.

Luís Paulo Costa elogiou, ainda, o “trabalho notável dos arquitetos João Branco e Paula del Río, que permitiu tornar a aldeia mais funcional e preparada para receber as pessoas, preservando a sua integridade e singularidade”.

Lisonjeados com a nomeação para o mais importante galardão europeu do setor, os arquitetos reconhecem “o trabalho e o esforço que de todas as partes foi empregue para melhorar o espaço público e a vida das pessoas” da única Aldeia Histórica do distrito de Coimbra.

Se o projeto for selecionado como finalista (fevereiro 2024), a obra concretizada no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e no Posto de Turismo do Piódão será visitada pelo júri, composto por alguns dos melhores arquitetos europeus.

Além do projeto de requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e a reabilitação do edifício do Posto de Turismo, concorrem ao prémio de arquitetura Mies van der Rohe 13 trabalhos portugueses.

Este Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea é atribuído desde 2001 para celebrar a excelência de obras arquitetónicas construídas em toda a Europa. O galardão destaca igualmente o contributo da arquitetura de qualidade para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos.

Mais espaço para as pessoas usufruírem da aldeia

Transformar e reabilitar o espaço público permitiu retirar os carros do Largo e entregar esta ampla área a residentes, visitantes e turistas, dando um passo importante no sentido da estratégica turística que a Autarquia tem definida para o concelho.

“O largo era utilizado de uma forma anárquica do ponto de vista do estacionamento, servindo de parque”, recorda Luís Paulo Costa. “Não era minimamente dignificante para a aldeia e não tinha rigorosamente nada a ver com aquilo que é o produto turístico que pretendemos afirmar nacional e internacionalmente”, sustentou.