“Mapa Transfronteiriço Centro de Portugal e Extremadura”, apresentado na FITUR, pretende aproximar as duas regiões

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Junta de Turismo da Extremadura apresentaram no passado dia 19 de janeiro, no stand do Turismo da Estremadura, na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), o “Mapa Transfronteiriço Centro de Portugal e Estremadura”, na qual esteve presente uma delegação da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, (CIM-RC) com representação do Município de Arganil, pelo seu vice-presidente, Dr. Luis Paulo Costa.

Esta é a primeira ação materializada de um projeto mais abrangente e de parceria institucional entre ambas as entidades, que assume como principal propósito alavancar “uma estratégia de promoção turística entre ambos os territórios, num aproveitamento de recursos e na conjugação de meios e de vontades”.

O mapa em questão pretende promover junto do grande público, quer em Espanha quer em Portugal, alguns dos principais recursos e produtos turísticos existentes no Centro de Portugal e na Estremadura, em particular o património edificado e imaterial, a cultura, gastronomia e o enoturismo.

Estiveram presentes nesta sessão o Diretor Geral da Junta de Turismo da Extremadura, Francisco Martín-Simón, o Presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Pedro Machado; o Presidente da CIM-RC e sua comitiva, João Ataíde, a Diretora Geral de Ação Exterior, Rosa Balas e o membro da Direção do Turismo do Centro de Portugal, Jorge Loureiro. Pedro Machado acabou por sublinhar a importância desta parceria, referindo que “sendo Espanha o primeiro e por isso, principal mercado emissor para o Centro de Portugal, e sendo o crescimento económico da Província da Estremadura superior à média espanhola, este é um mercado que nos interessa particularmente, também pela proximidade ao Centro de Portugal, no âmbito da estratégia de internacionalização defendida para a nossa região”.