MERCADO MUNICIPAL: WORKSHOP PROMOVE PESCADO NACIONAL

Promover o pescado nacional em prol da sua valorização, mais concretamente o carapau, foi o mote do workshop de culinária que ontem decorreu no Mercado Municipal de Arganil, a partir de uma iniciativa da Docapesca – Portos e Lotas, S.A. numa parceria com esta autarquia.

Dividido em duas sessões, este workshop contou com 21 participantes que, sob as orientações da Chef Paula Borges, prepararam dois deliciosos pratos nos quais o carapau fresco e em conserva foram os protagonistas. Para entrada um refrescante Guacamole com nachos e Carapau em conserva e como prato principal, um delicioso Arroz malandro com Filetes de Carapauque perfumou o mercado municipal e trouxe até à banca dos aprendizes muitas pessoas curiosas por provar tais iguarias.

Este workshop terminou com a degustação dos pratos confecionados, que muitos elogios arrancaram por todos aqueles que os provaram.

A Docapesca que tem realizado semelhantes iniciativas pelo país, pretende através delas, consciencializar para esta espécie sustentável, abundante na nossa costa e rica do ponto de vista nutricional, contribuindo não só para um aumento da rentabilidade das comunidades piscatórias, como para a promoção de uma alimentação saudável.

Associado a esta iniciativa e no seguimento do Desafio Gulbenkian “Diz não à diabetes” e do seu plano de ação concelhio, o Município de Arganil e os seus parceiros, Associação Nacional das Farmácias, através das Farmácias do concelho e o ACES Pinhal Interior Norte através do Centro de Saúde de Arganil, distribuíram pelos presentes alguns folhetos que alertam para a importância da redução do consumo de açúcar.

Comungando também de um dos pressupostos deste workshop, os folhetos continham algumas soluções fáceis e saudáveis de deliciosas receitas sem utilização de açúcar, para “adoçar” o Verão.



Artigos Relacionados