Município assegura intervenção de restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva

• Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva

• Assinatura de protocolo de colaboração

A Câmara Municipal de Arganil deu o primeiro passo para a concretização da intervenção de conservação e restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva, classificada como Monumento de Interesse Público desde 2011, através da celebração do protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de Vila Cova do Alva.

A cerimónia protocolar realizou-se no dia 12 de junho, no Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, e foi presidida pelo presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, e pelo padre Daniel Rodrigues, em representação da Fábrica da Igreja Paroquial daquela aldeia, que integra a rede das Aldeias do Xisto há aproximadamente uma década.

Financiada pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Programa Valorizar, em resultado da candidatura apresentada pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, esta intervenção representa um investimento de cerca de 27 mil euros. Em traços gerais, os trabalhos de conservação e restauro preveem a estabilização de todas as patologias e eliminação de fatores que potenciem a degradação do suporte lenhoso e recuperação formal e estética do conjunto que forma o Arco Triunfal.

Luís Paulo Costa enfatiza a importância da intervenção por se tratar de “um imóvel de grande expressão e valor patrimonial e cultural no concelho, com um inegável interesse turístico e um papel preponderante no roteiro religioso do território”. Para o presidente da Câmara, a função da autarquia tem de passar, deste modo, por salvaguardar e promover a paisagem cultural, valorizar o património arquitetónico e dinamizar os pontos turísticos do concelho.

O procedimento de contratação pública para a intervenção de conservação e restauro do Arco Triunfal foi submetido ao mercado na semana passada, sendo previsível que o contrato seja celebrado no início de julho e a intervenção tenha início entre o final de julho e o princípio de agosto, com uma duração de cerca de 6 meses.