Município de Arganil acolhe a sessão de apresentação pública do "Plano de Acção Territorial para a Promoção do Empreendedorismo no Pinhal Interior Norte"

Numa perspectiva de reforço da intermunicipalidade e procurando constituir um instrumento que contribua para a alavancagem e dinamização económica regional e para a captação de novos empreendedores, a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) candidatou ao Eixo I do MAIS CENTRO, o projecto “Operação Imaterial de Promoção do Empreendedorismo”, o qual tem como objectivo geral o reforço do pontencial empreendedor do Pinhal Interior Norte e da actuação regional em Rede.
Neste âmbito, procedeu-se à elaboração do diagnóstico estratégico das potencialidades e fragilidades do território a este nível, cuja análise deu lugar à definição de um Plano de Acção e à articulação de parcerias com vista à formalização da Rede Regional de Promoção e Apoio ao Empreendedorismo, que prestará apoio ao longo de todo o Ciclo do Empreendedor, desde o surgimento e triagem das ideias de negócio até ao acompanhamento a empresas em fase de crescimento.
De referir que a Rede Regional de Promoção e Apoio ao Empreendedorismo será constituída por actores locais que de alguma forma se inserem já hoje no ciclo do empreendedor, sendo que este projecto veio permitir efectuar a devida articulação entre eles, através da definição de um modelo funcional. À CIMPIN, enquanto promotora do projecto, caberá o papel de coordenação central de toda a estratégia, enquanto que os municípios ficarão responsáveis por assegurar o funcionamento dos Gabinetes de Apoio ao Empreendedor. Os restantes parceiros asseguram os chamados Serviços de Apoio Técnico.
A sessão de apresentação pública do “Plano de Acção Territorial para a Promoção do Empreendedorismo no Pinhal Interior Norte” e de formalização da Rede Regional de Promoção e Apoio ao Empreendedorismo e apresentação do respectivo Modelo de Governação terá lugar na Câmara Municipal de Arganil, no dia 27 de Março, pelas 15H00 e na mesma estarão presentes os catorze municípios que integram a CIMPIN, assim como os diversos parceiros de âmbito local que constituem a Rede Regional de Promoção e Apoio ao Empreendedorismo e os parceiros estratégicos, de âmbito regional, que foram convidados a integrar o projecto.
No decorrer da sessão e no âmbito do projecto que visa a promoção do espírito empreendedor nas escolas, o qual se integra também no Plano de Acção atrás referido, será efectuada ainda a apresentação da iniciativa “Semana do Empreendedorismo nas Escolas”, que ocorrerá nos catorze municípios que integram a CIMPIN, numa organização conjunta das autarquias locais e dos agrupamento de escolas. No decorrer desta iniciativa, em cada cada município será promovido um Concurso de Ideias cujo vencedor estará presente depois na Final Intermunicipal que reunirá representantes dos catorze munícípios da CIMPIN.
No caso concreto do Município de Arganil, poderão concorrer ao Concurso de Ideias todos os alunos que se encontrem a frequentar o 3.º Ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário, Regular ou Profissional, desde que cumpram com os requisitos constantes do Regulamento que se encontra disponível em www.cm-arganil.pt. A Final Municipal será realizada no dia 09 de Maio,
pelas 18H00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, numa sessão que será aberta ao público.

pdf17 Regulamento do concurso de ideias “Escolas Empreendedoras”

pdf17 Formulário de Candidatura