Município de Arganil aposta na capacitação de Encarregados de Educação

Por forma a capacitar os encarregados de educação do concelho na orientação para o sucesso escolar dos seus educandos, principalmente e de acordo com a situação atual de pandemia por COVID-19, o Município de Arganil encontra-se e dinamizar dois grupos de trabalho, em Arganil e Coja, numa iniciativa no âmbito do projeto Realiza.te.

Considerando que as circunstâncias sugerem algum recolhimento, as sessões de trabalho encontram-se a ser dinamizadas na plataforma facebook e têm por base a aplicação de diferentes ferramentas e estratégias ludo-pedagógicas através da análise de metodologias de intervenção educativa, promoção de relações entre crianças e adultos, prevenção de comportamentos de risco e também no que respeita à nova realidade de ensino à distância, numa óptica de acompanhamento e orientação de como lidar com este formato de ensino.

No geral esta iniciativa assenta e direciona-se para a importância da educação parental como alicerce para o desenvolvimento integral das crianças, tendo em conta que os resultados escolares e a relação entre pares tem uma correlação direta com a envolvência parental durante todo o percurso académico.

Relembra-se que o projeto Realiza.te está integrado na resposta da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ao Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo Região de Coimbra, desenvolvido pela Câmara Municipal de Arganil.