Documentario Mata da Margaraca Novembro 2019 v2 scaled

Município de Arganil assinala Dia da Floresta Autóctone com exibição do primeiro episódio da Série Documental «1001 Margaraças»

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro, Pedro Lérias, autor de «1001 Margaraças», guia-nos pel’”O Caminho da Margaraça”, na apresentação do primeiro episódio da sua série documental, numa parceria com o Município de Arganil e colaboração da Junta de Freguesia de Benfeita.

Recém-estreado, em outubro passado, o documentário gravado nas encostas xistosas da Serra do Açor retrata uma das viagens do autor à descoberta da floresta nativa de Portugal, num projeto que ambiciona enriquecer o conhecimento sobre a temática.

Num total de seis episódios, Pedro Lérias, não ficando indiferente aos devastadores incêndios de 2017, dá a conhecer um leque de iniciativas da sociedade civil que têm procurado responder a ameaças concretas à floresta: a prevenção de espécies invasoras, a criação de novas áreas e proteção das já existentes.

A Mata Nacional da Margaraça é classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa desde 1991, por ser um exemplo bem conservado de espécies nacionais e uma das matas mais antigas do continente europeu, refletindo na sua história a ocupação do território ao longo do tempo. Dá, agora, nome ao documentário, em exibição dia 30 de novembro, pelas 14h30m, no Salão da Junta de Freguesia de Benfeita.

O projeto, cujo conceito, texto e apresentação são responsabilidade de Pedro Lérias, conta com realização, direção de fotografia e edição de Paulo Martinho, música de André M. Santos e masterização de som de A. José Martins.